Viviane Mosé: “Mais do que nunca, a leitura é tudo no mundo”

No último domingo (01), o estande da Editora Vozes na 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio do Janeiro, recebeu a autora Viviane Mosé para uma tarde de autógrafos de seus livros, inclusive os últimos lançamentos A espécie que sabe e Nietzsche hoje.

Viviane Mosé participa de sessão de autógrafos na Bienal do Rio
Viviane Mosé participa de sessão de autógrafos na Bienal do Rio

“O livro físico, ele precisa de um lugar, pra gente olhar, um lugar agradável, que dê vontade de tocar nesse livro, onde possamos andar entre eles, onde as crianças brinquem, corram, naveguem… Mas, que também possam visualizar essa coisa que se chama livro físico. É fundamental para isso que exista uma Bienal, para termos essa relação sensorial com o livro. E isso, não tenho dúvidas, leva ao livro virtual também, porque o importante é a leitura no final das contas. Por isso a Bienal, para nunca esquecermos como o livro é importante”, comentou a filosofa.

De acordo com a organização do evento, espera-se que cerca de 600 mil pessoas circulem pela Bienal, participando de uma diversa programação, que acontece até o próximo domingo (08). Entre o encontro com os autores e o passeio pelos estandes, o grande objetivo é fomentar a leitura.

“Mais do que nunca, a leitura é tudo no mundo! Apesar de adorarmos comprar produtos ainda, mais do que eu acho que deveria, a nossa sociedade, é do conhecimento, do pensamento, da informação… É fundamental, para nos protegermos dos poderes, das fake news, da manipulação da informação, que a gente leia e aprenda para viver melhor. Não é ler para mostrar aos outros que sabe, ler para ter um lugar no mercado de trabalho… Tem muito livro que nos ensina a viver! Por isso, é fundamental ler para aprender a viver por meio das palavras, do conhecimento e do livro, principalmente, neste mundo que temos hoje”, completa Mosé.

No próximo fim de semana, o estande da Editora recebe o filósofo Mario Sergio Cortella, no sábado (07), às 19h e a autora Jussara Souza, no domingo (08), às 12h.

Serviço:

Local: Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ – 22780-160

Estande: PAVILHÃO 3 – AZUL – K117 / L67

A sessão de autógrafos é um evento gratuito e aberto ao público. Os ingressos para a Bienal podem ser adquiridos neste link.