Em visita ao Brasil, Anselm Grün fará série de palestras sobre realização pessoal no trabalho

Seu confrade, Zacharias Heyes, também participará dos bate-papos

Anselm Grün / Foto: Moacir Beggo

Você se sente motivado a trabalhar pela confiança ou pelo medo? Vê sentido naquilo que faz? Há equilíbrio na sua rotina de trabalho, relações pessoais e família? Em seu novo livro, o monge beneditino Anselm Grün reflete sobre essas e outras questões que envolvem a realização pessoal no trabalho. Publicada pela Editora Vozes, a obra Viver, não apenas no final de semana – O trabalho como realização pessoal será tema de uma série de palestras feitas pelo autor no Brasil, em setembro.Entre as cidades que recebem a visita de Grün estão Petrópolis, Niterói, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Campinas. “Estou ansioso pelos encontros com as pessoas no Brasil. Espero que eu possa lhes oferecer alguns dos estímulos da riqueza da fé cristã, para que elas possam viver a partir da fé, de uma fé que liberta, que oferece vivacidade e cura, pois a situação atual não é fácil”, comenta o autor.

Ciente do expressivo número de leitores que acompanham suas publicações no país – o autor já vendeu mais de um milhão de exemplares aqui e, em sua última visita, em setembro de 2016, recebeu um público de cerca de 3000 pessoas para suas palestras – Anselm Grün afirma que não deseja ser visto como um astro ou um guru, mas quer acompanhar as pessoas: “Sou grato pelo fato de tantas pessoas lerem os meus livros no Brasil e os usarem para aprofundar a sua fé. Para mim, é importante não ficar parado, é importante que eu continue buscando aquilo que Deus tenta dizer para mim e para as pessoas hoje”.

Capa do livro "Viver, não apenas nos fins de semana"
Capa do livro “Viver, não apenas nos fins de semana”, que será tema de uma série de palestras do autor no Brasil

Sobre seu mais recente lançamento, que inspira o tema das palestras, o livro Viver, não apenas nos finais de semana – O trabalho como realização pessoal, levanta questões acerca do esgotamento profissional, vocação, desempenho e satisfação, entre outros. De leitura fluida, o texto atinge um público abrangente, que vai desde os mais jovens, que estão iniciando sua carreira, passando por pessoas que sofrem em situações de trabalho difíceis, inclusive profissionais próximos de uma Síndrome de Burnout, até aqueles que estão prestes a se aposentar e estão refletindo sobre como se desprender do trabalho.

“Eu tive a ideia de escrever esse livro no Taiwan, quando fiz uma palestra sobre o trabalho para pessoas jovens. Senti como é difícil para os jovens de hoje aceitarem a situação de trabalho em muitas empresas. Eles não querem que o trabalho os defina demais. Assim, eu quis ajudar a obter uma visão positiva do trabalho e a oferecer dicas de como eles podem trabalhar sem se esgotar. Escolhi textos bíblicos como ponto de partida, para, a partir deles, descrever os diferentes aspectos do trabalho: por exemplo, como vocação, a partir das fontes interiores, trabalhar com plena atenção, trabalhar em equipe… Como posso deixar o trabalho no emprego para poder me concentrar totalmente na vida pessoal e na família?”

Ao longo do texto, Grün conceitua o termo “plenitude da vida”, que, segundo ele, só pode ser alcançada através do equilíbrio entre trabalho e vida particular, trabalho e descanso e tensão e relaxamento. A receita para encontrar a realização pessoal também no trabalho? Entregar-se totalmente! “Quando me entrego ao trabalho, eu não só me livro do meu próprio ego, mas recebo também muitas coisas. Sinto que posso criar algo. Não estou falando de autorrealização, mas de usar o trabalho para servir aos outros. Quando sirvo, minha vida começa a fluir. E esse ‘sentimento de fluxo’, que o trabalho gera, faz bem a mim mesmo”, completa.

Como encontrar Deus… e por que nem é necessário procurá-lo

O ser humano como imagem de Deus e o encontro de Deus no outro. É dessa forma que o autor Zacharias Heyes vai abordar o tema de seu último livro na série de palestras que o monge beneditino realizará na abertura da fala de Anselm Grün. A proposta é que o público reconheça que, para encontrar Deus, precisa procurar o ser humano e a si mesmo.

Os ingressos para as palestras estão à venda no site: vozes.com.br e nas Livrarias Vozes de todo país.

Serviço:

Petrópolis

Data: 23 de setembro

Horário: 19h

Local: Universidade Católica de Petrópolis

Rua Benjamin Constant, 213, Anfiteatro da Universidade Católica de Petrópolis – Salão Nobre, Centro / Petrópolis, RJ

Niterói

Data: 24 de setembro

Horário: 19h

Local: Centro Universitário La Salle

Rua Gastão Gonçalves, 79, Auditório do Centro Universitário – 8º andar, Santa Rosa / Niterói, RJ

Belo Horizonte

Data: 25 de setembro

Horário: 19h

Local: Museu de Ciências Naturais da PUC Minas

Rua Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico / Belo Horizonte, MG

São Paulo

Data: 26 de setembro

Horário: 19h30

Local: Instituto Madre Mazzarello

Praça Domingos Correia da Cruz, 14, Teatro do instituto, Santa Teresinha / São Paulo, SP

Curitiba

Data: 27 de setembro

Horário: 19h30

Local: Teatro Bom Jesus

Rua 24 de Maio, 135, Centro / Curitiba, PR

Campinas

Data: 28 de setembro

Horário: 14h30

Local: Instituto Educacional Imaculada

Avenida Barão de Itapura, 1735, Auditório do Instituto, Vila Rossi / Campinas, SP