Anselm Grün e Zacharias Heyes movimentam centenas de pessoas em ciclo de palestras no Brasil
A visita dos monges beneditinos Anselm Grün e Zacharias Heyes ao Brasil tem movimentado diversas cidades pelo país. Petrópolis, Niterói, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Campinas foram os municípios escolhidos para receberem os autores. As palestras, que começaram na última segunda-feira (23) e foram realizadas cada dia em um local, já reuniram mais de 800 pessoas para ouvir as apresentações sobre “Trabalho e espiritualidade – Viver, não apenas nos fins de semana” e “Como encontrar Deus”, feitas por Grün e Heyes, respectivamente.
Os temas são baseados nos livros homônimos dos monges, publicados este ano. Em “Viver, não apenas nos fins de semana – O trabalho como realização pessoal“, Anselm aborda com toda clareza, sutileza e didática, que lhe são característicos, a forma como o trabalho deve ser encarado. Já em “Como encontrar Deus“, Zacharias apresenta o ser humano como imagem de Deus e o encontro de Deus no outro, com a proposta de que o público reconheça que, para encontrar-lo, precisa procurar o ser humano e a si mesmo.
“Eu aceito e reconheço a pessoa que sou e me transformo para melhorar a cada dia. O objetivo da mudança é tornar-me outra pessoa, o objetivo da transformação é tornar-me mim mesmo. Quando você não estiver bem, lembre-se de algo pelo que é grato e use isso para transformar seu pensamento”, afirmou Grün em seu discurso.
Na sua palestra voltada para o público geral, o monge aborda como a espiritualidade pode andar aliada ao sucesso. Dedicar-se com afinco ao seu trabalho, sem esquecer-se das demais prioridades da vida, entender sua profissão como um dom divino, aprender, através da Palavra e das Regras beneditinas, como encarar as adversidades do mercado de trabalho, são alguns dos desafios que serão propostos e solucionados por Grün em sua fala.
Para o público, o momento tem sido de pura espiritualidade e inspiração. “Fiquei encantada com a simpatia, humildade e simplicidade de Anselm Grün e Zacharias Heyes. Eles vieram não só apresentar seus livros, mas para nos presentear com a experiência de suas presenças, que foi um verdadeiro espelho de Jesus para nós”, contou a designer Nathalia Fallatti, que esteve presente na palestra em Petrópolis.
Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, foram realizados dois eventos extras, voltados para o clero. Em Niterói, os palestrantes foram recebidos no Seminário São José, na capital mineira, a conversa foi realizada no Convivium Emaús e a palestra de Curitiba aconteceu no Teatro Bom Jesus. “Quero externar meus agradecimentos pela oportunidade que nos concederam, de receber em nosso Convivium os monges Anselm Grün e Zacharias Heyes, foi um momento marcante para nossa caminhada de fé. Espero que tenhamos atendido a todas as expectativas. Trabalhamos para que tudo corresse muito bem”, agradeceu o Pe. Welington, representante do espaço Convivium Emáus, em Belo Horizonte.
Ao término de todos os encontros, o monge alemão propõe uma oração, com a intenção de que os presentes se conectem de alguma forma, agradecendo e pedindo bênçãos. “Meu objetivo com essa palestra não é doutrinar ou impor nenhuma forma de pensar ou agir, mas, sim oferecer a oportunidade de reflexão e encontro pessoal consigo mesmo”, afirma Grün.
Neste sábado (28), os monges ainda visitam a cidade de Campinas, para um evento às 14h30, no Instituto Educacional Imaculada.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!