Mensalmente, a Vozes recebe centenas de originais. Analisa-os com cuidado e, justamente por isso, não dá respostas rápidas aos autores. Seu texto será encaminhado a um de nossos editores. São eles que apresentarão o material ao Conselho que decidirá pela publicação ou não do texto submetido. É importante saber que os Editores sozinhos não rejeitam ou aprovam qualquer original. Na Vozes, todas as decisões são colegiadas. Para enviar seu original, preencha atentamente os campos a seguir e não deixe de ler as orientações presentes nesta página.
Os campos indicados com (*) são de preenchimento obrigatório.
A Vozes recebe tanto originais completos para publicação quanto projetos. No primeiro caso, o original é avaliado e geralmente são pedidos ajustes menores ou alterações mais substanciais nos textos.
Mensalmente a Vozes recebe centenas de originais. Analisa-os com cuidado e, justamente por isso, não dá respostas rápidas aos autores. Como o Conselho Editorial se reúne uma vez ao mês, a resposta pode demorar até dois meses. Assim que recebemos seu texto, nós o encaminhamos a um de nossos editores. Os editores são os responsáveis por apresentar o material ao Conselho Editorial que deverá votar pela publicação ou não do texto submetido. É importante saber que os editores sozinhos não rejeitam ou aceitam qualquer original. Na Vozes, todas as decisões são colegiadas.
Embora seja possível estabelecer parcerias comerciais com instituições e outras editoras, a Editora Vozes normalmente não cobra qualquer taxa de quem postula publicar em algum nos selos Vozes, Nobilis e Vozes de Bolso e ainda se responsabiliza por toda a produção editorial e pela distribuição da obra já publicada. A Vozes tem ainda um selo específico para publicação de pesquisas e trabalhos acadêmicos em parceria com instituições: é o Vozes Acadêmica.
O regime de pagamento para o autor normalmente se baseia num percentual das vendas pelo preço líquido, mas pode seguir outros critérios, como pagamento em exemplares. Nos casos de obras com vários autores, os contratos são elaborados caso a caso.
Obras de ficção, contos, crônicas, poesia, literatura infanto-juvenil, literatura médica especializada.
Os arquivos enviados à Editora Vozes devem, de acordo com a natureza de cada texto, corresponder a um padrão no que se refere aos estilos e à formatação. Nesta página, você pode baixar um arquivo pré-formatado. Lembre-se de não se preocupar com elementos que serão organizados na diagramação do livro. Nesta etapa, o mais importante é que o arquivo esteja devidamente padronizado e o texto já esteja maduro o suficiente para passar por uma preparação editorial.
Evite usar no seu texto:
Quando você ainda não tiver o livro pronto, mas apenas um projeto, envie, pelo menos, uma apresentação geral, sua biografia e o sumário, preferencialmente com uma breve explicação do que você pretende desenvolver em cada capítulo.
Uma vez aprovado, seu texto passará aos cuidados do Departamento Jurídico antes de voltar ao Editor. Além do cuidado em relação a tudo que o texto implica legalmente, é nessa etapa que serão firmados os contratos. Quando tudo estiver em ordem, o texto passa para a produção editorial.
É nessa etapa que seu texto ganhará forma de livro. A seguir, você encontra algumas instruções para que tudo corra bem no processo.
Textos de capa e orelhas
Os textos de capa são muito importantes para que seu livro se torne conhecido. Embora a Editora se reserve o direito de editá-los conforme critérios internos, a colaboração do autor é decisiva para que os textos sejam fiéis ao conteúdo e cativantes para o leitor que se depara com o livro numa plataforma digital ou numa livraria de impacto.
Na orelha do livro, deve constar uma breve biografia do autor. Nela, não devem ser incluídas informações transitórias. O livro ficará anos no mercado, por isso é necessário que a biografia traga dados perenes. Evitem-se os títulos honoríficos ou as afiliações a grupos pouco conhecidos em âmbito nacional. A experiência de vida, os trabalhos mais relevantes e a formação acadêmica são elementos que sempre caem bem.
A quarta capa é o texto acessado por qualquer pessoa que manuseia o livro ou que se depara com ele no e-commerce. Por isso, deve ser um texto acessível a qualquer pessoa. O texto deve ter no máximo mil caracteres contando os espaços, ser direto e coeso. Desaconselhamos os adjetivos que pouco acrescentam ao conteúdo ou que dependem mais da percepção e do gosto do leitor, por exemplo: “maravilhoso”, “impecável”, “ótimo” etc.
A orelha deve ser um texto mais próximo do conteúdo. É para o leitor que já se animou a abrir o livro. Muitas vezes, o texto de orelha é a transcrição de um trecho marcante do conteúdo do livro. Não deve ser um texto pesado nem muito longo. Este texto pode ser um pouco maior do que o texto de quarta capa.
Foto
Além dos textos inseridos na orelha, é sempre bom colocar uma foto do autor. Nos casos de obras de vários autores, não usamos fotografia. É importante que o arquivo da foto esteja em alta definição e corresponda a critérios mínimos. É bom evitar fotos 3x4. Talvez um fotógrafo profissional seja uma boa opção para quem se sente desconfortável em se fotografar. Em caso de dificuldade, é possível entrar em contato com o Departamento Editorial para tirar suas dúvidas quanto à fotografia.
A revisão do texto
Embora a editora se responsabilize por preparar o texto para a publicação, é importante que o autor procure adequar ao máximo o seu texto àquilo que se convencionou chamar “norma culta”. Evidentemente, a língua é viva e muitos textos precisam romper com aquilo que é tido como certo. Nestes casos, é importante que o autor comunique essa intenção à editora para que não haja ruído no processo.
Os livros publicados pela Editora Vozes normalmente passam por, no mínimo, duas etapas de revisão. Na primeira, chamada de preparação de original ou editoração, o texto passa por maiores intervenções em vista de deixá-lo o mais limpo possível para a diagramação. Nesta etapa, o arquivo pode ser devolvido ao autor para ajustes necessários ao processo. É importante notar que essa devolução requer apenas ajustes pontuais do autor.
Uma vez preparado o texto, ele segue para a diagramação e para a última revisão. Nesse ínterim, a capa do livro também é decidida. Embora as sugestões do autor sejam sempre bem-vindas, a Editora dispõe de profissionais alinhados com as tendências de mercado que procuram criar capas que garantam ao livro o interesse dos leitores.
Formatação do texto
Lembre-se de que a rejeição não se justifica necessariamente pela qualidade do material. A Editora trabalha com metas e procura alimentar o catálogo em vários assuntos. Isso faz com que às vezes seja necessário rejeitar livros excelentes que não se encaixam no perfil editorial da Vozes ou de assuntos de que já dispomos de muitos originais.