5 livros para presentear no Dia dos Pais
O Dia dos Pais já está batendo na sua porta e você ainda não comprou o presente? Então, confira a lista de dicas que selecionamos!
O pai que curte filosofia merece um combo especial. Lançados recentemente, os livros Afirmar-se com Nietzsche e Ser livre com Sartre trazem questões concretas para os ensinamentos apresentados em cada capítulo. A filosofia sempre teve por ambição melhorar nossa vida, fazendo-nos compreender quem somos. Mas a maior parte dos livros de filosofia se interessa, sobretudo, pela questão da verdade e se limita a estabelecer fundamentos teóricos, sem se interessar pelas aplicações práticas. Estes, porém, são livros não apenas para serem lidos, mas também praticados. Na obra sobre o pensamento do filósofo alemão, o autor Balthasar Thomass aborda o sentido da existência e do cotidiano, utilizando a filosofia na compreensão de quem se é, interrogando sua experiência e extraindo dela respostas honestas e pertinentes. Já o existencialismo de Sartre é usado por Frédéric Allouche, com a colaboração de Anne Jouve, para ajudar o leitor a descobrir-se livre e transformar a própria vida e lembrar-se que pensar é ter a liberdade de escolher, entre outras questões. Para garantir um desconto extra na compra dessas obras, basta participar de um quiz sobre os filósofos no nosso site. Acesse aqui!
Para o pai psicólogo, que tem interesse pela temática junguiana ou nas artes em geral, a obra indicada é A arte de C. G. Jung, que foi editado pela Fundação das Obras de C. G. Jung e publicado pela Editora Vozes. Notando a crescente demanda por uma documentação mais completa e informativa acerca do legado criativo do psicólogo, a Fundação decidiu empreender uma nova publicação, apresentando este material num volume dedicado exclusivamente à obra visual de Jung. O sucesso da edição fac-similar de O Livro Vermelho, publicada em 2009, é prova de um enorme interesse nas obras visuais e criativas de Jung. Pela primeira vez, ele se tornou visível a um público mais amplo não apenas como uma figura fundadora da psicologia moderna, mas também como um artista por direito próprio. Este material apresenta o corpus substancial da obra criativa de Jung no contexto de seu desenvolvimento intelectual e pessoal.
O pai empreendedor precisa se atualizar sempre, inclusive sobre liderança. E, será que ele sabe o que realmente é necessário para ser um bom líder? No livro Do que você realmente precisa para liderar, o autor Robert Steven Kaplan explica que as qualidades de liderança não são algo que você tem ou não tem. Liderança não é um fim ou um estado de ser, mas tem a ver com o que você faz, ao invés de quem você é, e isso começa com uma atitude de dono. Kaplan, que é professor da Harvard Business School, conta histórias reais de sua própria experiência de trabalho com vários tipos de líderes que buscam melhorar sua eficiência e tornar suas organizações mais bem-sucedidas. O prefácio é de Pedro Mandelli, que ainda escreveu um artigo sobre a obra, onde indica: “A liderança é um assunto confuso para a maioria. Entendo que a liderança não é um título concedido ou uma qualidade especial com a qual você nasceu, mas sim está em um MINDSET e nas ações que você toma dia a dia o tempo todo”. Se você quiser mais dicas sobre o tema, nós listamos neste link 5 livros para refletir sobre gestão e liderança.
Se o seu pai gosta de literatura você vai acertar em cheio apostando em algum dos títulos da coleção Vozes de Bolso – Literatura. São mais de 20 livros para você escolher, entre eles: O crime do Padre Amaro, A mão e a luva, Lucíola, Helena, Quincas Borba, O Ateneu e O primo Basílio. O selo Vozes de Bolso foi criado em 2011, com o objetivo de oferecer ao público obras clássicas com uma proposta gráfica diferenciada e um preço acessível, mantendo a qualidade textual. Atualmente o selo conta com publicações de importantes autores de Clássicos da Literatura, como: Lima Barreto, Eça de Queirós, Machado de Assis, José de Alencar, Aluisio de Azevedo e Raul Pompeia. A Coleção Vozes de Bolso – Literatura Brasileira se propõe a trazer ao público um novo tipo de trabalho em torno de grandes clássicos da literatura de língua portuguesa. São todos textos já canonizados pela nossa tradição, porém com alguns “aditivos” que agregam valor e força aos mesmos.
Mas, se o seu pai se interessa por espiritualidade, a dica é o livro Labirintos da alma. Em seu texto, Jorge Trevisol tem como objetivo que esta obra possa servir para o leitor como o começo de um caminho de reconhecimento da própria alma, a partir do olhar abrangente e amoroso que inclui o todo de si mesmo sob o manto do sagrado, tornando o propósito de si mesmo cheio de significado. O autor, que é formado em Filosofia, Psicologia e Teologia e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, atua como professor universitário e facilitador de seminários de autoconhecimento, de psicoterapia e orientação espiritual. Assim, explora seu conhecimento ao abordar como a exterioridade excessiva fez com que a interioridade tenha sido esquecida, resultando em inúmeras formas de doenças físicas, psíquicas e espirituais, ou pelo menos num grande desconforto existencial e porque há que se cuidar de tudo isso com muita maestria e amorosidade aproximando-nos desses mesmos fenômenos com um olhar diferenciado, interpretativo e inclusivo, para que de tudo se possa perceber o verdadeiro sentido.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!