Dinâmicas e jogos para aulas de Ciências

Por: Solimar Silva

“Por que ensinar Ciências?”

Talvez sim, talvez não, mas possivelmente o professor que atua ministrando essa disciplina no Ensino Fundamental já tenha parado para refletir sobre isso. Afinal, professor, qual é a importância do conteúdo que você quer passar ao seu aluno?

De praxe, já podemos responder que os conceitos aprendidos durante as aulas de Ciências são fundamentais para que o aluno entenda o mundo e o que acontece em torno de si. Fenômenos da natureza, acontecimentos fisiológicos nos seres vivos, mudanças no seu corpo e no seu comportamento e interações que o indivíduo estabelece entre si e o ambiente são explicados, exemplificados e contextualizados em todas as aulas ministradas.

Dinâmicas e jogos para aulas de Ciências
Dinâmicas e jogos para aulas de Ciências

Segundo a BNCC, as crianças já convivem com fenômenos e transformações no corpo e no ambiente, além de lidar com aparatos tecnológicos antes mesmo de ingressar na educação infantil. Valorizar essas vivências é ponto chave na construção de conhecimentos sistematizados de Ciências, não bastando apenas apresentar os conceitos científicos aos alunos. Esses conceitos devem envolvê-los de fato num processo de vivência.

Mas, como nem tudo na vida dos professores são flores, esbarramos com desafios diários para dar nossas aulas e reter a atenção de nossos alunos. Entre esses desafios, nos deparamos muitas vezes com material didático engessado, cronograma apertado, imaturidade dos alunos, indisciplina em sala de aula e se fôssemos citar desafio por desafio aqui, escreveríamos outro livro só “chorando as pitangas” da profissão. Mas não estamos aqui para isso.

Dentro desses desafios e na nossa prática diária, nós, como educadores, precisamos atuar de forma a estimular que o aluno PENSE, QUESTIONE, PESQUISE, REGISTRE e se AUTOAVALIE. Não estamos aqui dizendo que todos os professores precisam fazer milagres, reinventar a roda e ser uma superstar em todas as aulas. Haja energia! Estamos aqui para apontar esses aspectos já observados por tantos de nós e trazer algumas ideias que podem te auxiliar nessa batalha.

O livro “Dinâmicas e Jogos para aulas de Ciências” é fruto de uma parceria

Este livro é fruto de uma parceria que surgiu bem antes da ideia dessa publicação. Juntamos aqui dois professores com prática e vivência em diferentes contextos, suas ideias e seus conhecimentos a respeito do assunto e montamos um guia com diferentes atividades que podem ser aplicadas para dinamizar as aulas de Ciências e tentar furar um pouco da barreira que os nossos desafios diários tentam nos impor.

Aqui, aliamos a experiência da professora Solimar em seus mais de vinte anos formando pessoas – alunos, professores, empreendedores -, seu vasto conhecimento na aplicação de metodologias ativas e dinamização de aulas e seus domínios em ferramentas digitais para fins didáticos, com a experiência do professor Walas em ministrar conteúdos de Ciências e Biologia, utilização de tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem e sua atuação com aulas práticas e aprendizado por resolução de problemas, para trazer a você, professor, algumas possibilidades dinâmicas para trabalhar com seus alunos presencialmente, remotamente ou de forma híbrida. Sim! Porque depois de março de 2020 o mundo mudou muito, o quotidiano das pessoas mudou e a educação não ficou para trás. Vamos ver o que esse livro tem a oferecer?

Como já foi falado (mesmo porque a gente sabe que professor gosta de tudo beeeem explicadinho), trouxemos aqui aquelas atividades que podem ser trabalhadas em diferentes contextos. Além disso, muitas dessas atividades foram criadas pelos próprios autores – ou seja, são inéditas! – e outras foram adaptadas de outros contextos e trazidas para as aulas de Ciências. Além disso, sabemos que muitas atividades demandam tempo e já para te auxiliar, trouxemos a maioria delas PRONTAS, disponibilizadas em arquivos a parte, demandando apenas que você imprima, recorte e use. Outro ponto chave na questão é que muitos professores esbarram na falta de recursos. Problema para gente? Lógico que não! Também propomos atividades que demandam, por exemplo, apenas de quadro, caneta/giz, o chão do pátio, a folha do caderno e ânimo!

Ao abrir este livro, você verá sugestões com cruzadinhas, caça-palavras, roleta de perguntas, bingo, labirinto, quizzes e muita coisa legal.

Esperamos que você possa fazer um bom uso desse material e saiba que nós, como professores, estamos com você nessa batalha! Mãos à obra?

Adquira já


Solimar Silva é diretora da Aretê / Fastpass Idiomas, empresa de treinamento e desenvolvimento e curso de idiomas especializado no ensino de inglês para adultos que querem crescer profissionalmente. Já foi professora na UNIGRANRIO, nos cursos de Secretariado Executivo e Licenciaturas (Pedagogia, Letras, Educação Física e Biologia), tendo coordenado o curso de Letras por seis anos. É Doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ, Mestra em Letras pela PUC-Rio, especialista em Gestão Empresarial (FGV) e Educação a Distância (UFF).