Dia do pedagogo – 20 de maio
5 dicas de leitura da área:
Autor: Luiz Schettini Filho
R$ 37,00
O autor mostra que, apesar de as mudanças metodológicas serem uma exigência das necessidades individuais, há uma conduta que permanece: a “ternura pedagógica”. Por isso, ele desenvolve um conceito de “ternura”, aplicado à prática pedagógica, como um instrumento de valorização da pessoa, tendo em vista a singularidade de cada indivíduo. Sem se ater a um referencial apenas teórico, Luiz Schettini Filho dá ênfase ao argumento da “exemplificação” sem seguir unicamente o percurso da simples explicação. Com isso o texto assume um caráter prático e, ao mesmo tempo, reflexivo.
Sobre o autor:
Luiz Schettini Filho tem formação acadêmica em psicologia, filosofia e teologia. Além de trabalhar como psicólogo clínico, é professor de Psicologia Geral, Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também é autor de vários livros nas áreas de psicologia da educação, psicologia da adoção e relações interpessoais.
Pedagogia da Resistência: escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire
Organizador: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon
R$ 80,00
O termo resistência é polissêmico e também na pedagogia de Paulo Freire podem ser encontrados vários sentidos para ele. Um deles, quem sabe o mais radical de todos, é o que diz respeito à sobrevivência. Resistir é lutar para a continuidade da vida e para a qualidade dessa vida. Isso diz respeito hoje à ameaça à vida no nosso planeta, mas também, em um plano mais imediato, à miséria que se acentuou neste tempo de pandemia. Resistir, nesse sentido, é zelar para a continuidade de vida o que – já introduzindo outro sentido de resistência – significa também opor-se às forças necrofílicas, aquelas que negam a possibilidade de reprodução e expansão da vida. Ou seja, a resistência para Paulo Freire compreende uma dimensão proativa, de superar e de transcender as situações limites. Nesse sentido, no ano em que se completa o centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, Daniel Ribeiro realiza, nesta obra, um retorno crítico ao seu legado. A partir dos postulados de sua filosofia da práxis, ou seja, inspirados por uma pedagogia do(a) oprimido(a), manifesta em sua vida e obras, o autor procura encontrar elementos que ajudem na luta histórica e social atual.
Autor: Immanuel Kant
R$ 30,00
Talvez duas invenções dos seres humanos possam ser vistas como as mais difíceis; a saber, a arte do governo e a arte da educação, e apesar disso ainda há controvérsias, mesmo em sua ideia. A educação é uma arte cuja prática tem de ser aprimorada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está sempre mais apta a promover uma educação que desenvolva todas as disposições naturais do ser humano proporcionalmente e de forma apropriada, e que assim conduza toda a espécie humana ao seu destino.
Sobre o autor:
Immanuel Kant nasceu aos 22 de abril de 1724 na cidade universitária de Königsberg, pertencente ao então Império da Prússia, hoje Kaliningrado. Ali estudou, aprendeu latim e línguas clássicas, obteve seu doutorado (1755), escreveu, ensinou e passou toda a sua vida. Em 1770, tornou-se professor de Lógica e Metafísica e lecionou durante os 27 anos seguintes, conquistando o afeto e a admiração de seus alunos, que acorriam a Königsberg como a “Meca da Filosofia”. Morreu aos 79 anos de idade, em 12 de fevereiro de 1804. Entre suas principais obras, além da Crítica da razão pura, estão a Fundamentação da metafísica dos costumes, Crítica da razão prática e a Crítica da faculdade de julgar.
Psicopedagogia: desafios e prática no contexto educativo
R$ 45,00
Este livro tem como objetivo oferecer contribuições de diferentes tendências teóricas e problematização de temáticas atuais, além de resultados de pesquisa que possam ser úteis para a prática do psicopedagogo em clínicas, escolas, e outras frentes de trabalho. Tem como público-alvo psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores, professores, pais e profissionais de áreas afins. O foco principal deste trabalho, organizado por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp), foi o atendimento de uma solicitação frequente de profissionais da área da Psicopedagogia por subsídios para a atuação prática sem, contudo, desconsiderar os fundamentos teóricos essenciais à seriedade e à confiabilidade da prática psicopedagógica. Com certeza, a obra também não desconsidera a característica multidisciplinar da área, a complexidade das situações que se apresentam ao profissional, mas destaca-se que a prioridade é a prática do profissional da Psicopedagogia.
Dificuldades específicas de aprendizagem
Autora: Diana Hudson
R$ 62,00
Dificuldades específicas de aprendizagem tem como objetivo oferecer aos professores informações diretas, acessíveis e práticas para reconhecer e entender quais são os sintomas relacionados às dificuldades de aprendizagem mais comuns: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, ASD, TOC, juntamente com estratégias e diretrizes de ação relacionadas especificamente a esses alunos. A autora oferece uma visão das fraquezas e pontos fortes associados a cada uma dessas dificuldades, mostrando o que pode ser feito pelo professor para que ele consiga um pleno desenvolvimento de seus alunos.
Sobre a autora:
Diana Hudson é professora de alunos com dificuldades específicas de aprendizagem há mais de 20 anos. Assessora escolas e professores que também lidam com esses alunos. Foi presidente da organização Senco (Special Educational Needs Cordinator).
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