A Mística e os Místicos

Por: Eduardo Guerreiro Losso, Maria Clara Bingemer e Marcus Reis Pinheiro (Organizadores do livro)

A palavra “mística” é muito mal compreendida no mundo em geral, mas principalmente no Brasil, tanto nos meios que a adotam quanto nos meios que a repudiam. Não que seja um termo pouco importante ou pouco utilizado, pelo contrário, ela aparece tanto na esfera pública, em jornais e entrevistas, quanto na esfera acadêmica.

Mesmo assim, suas ocorrências aparecem na grande maioria das vezes de forma pouco aprofundada, sem as referências adequadas aos seus estudos mais importantes, sem uma problematização própria que o termo exige. Parte desse problema existe porque não havia um esforço acadêmico especificamente brasileiro de apresentar estudos de teoria e história da mística nas religiões, teologia, filosofia, artes e literatura, oferecendo tanto as referências clássicas aos seus estudos, quando uma apresentação clara de seus problemas e desenvolvimentos.

Tendo este problema no horizonte, o livro A Mística e os Místicos, organizado por Eduardo Guerreiro Brito Losso, Marcus Reis Pinheiro e Maria Clara Bingemer, procura apresentar uma verdadeira história enciclopédica da mística. Tendo sido gestado, discutido e realizado pela maior parte dos pesquisadores do Apophatiké – Grupo de pesquisa interdisciplinar sobre Mística, também foram convidados pesquisadores de diversas áreas com alto nível acadêmico.

 A Mística e os Místicos
A Mística e os Místicos

A Mística e os Místicos busca revelar os múltiplos percursos da experiência mística nas muitas tradições

Este livro é composto de dezenas de verbetes especializados sobre mística judaica, grega, bíblica, cristianismo primitivo, Idade Média, Renascimento, Iluminismo, modernidade até o presente. Além disso, há uma parte para a manifestação da mística em diversas expressões religiosas, como a ameríndia, afro-brasileira, teologia da libertação, budista, hindu, árabe e até mesmo uma mística secularizada.

Pelo seu caráter enciclopédico, ele conta com quase 700 páginas, e se torna então uma referência ineludível na bibliografia nacional, podendo mesmo ser consultado como uma contribuição brasileira para a bibliografia internacional. Trata-se de uma organização que não simplesmente agrupa uma série de artigos, mas contém, de fato, uma abrangência enciclopédica, apresentando com alcance considerável diversos aspectos relevantes do estudo da mística.

O livro A Mística e os Místicos contém tanto uma problematização do tema de forma vertical, aprofundando o seu conceito e esclarecendo suas possiblidades e usos científicos, como também uma forma horizontal, apresentando suas múltiplas manifestações ao longo da história e das diversas culturas.

O livro é organizado por especialistas da área e foi produzido durante a pandemia

A organização do livro foi realizada com grande esforço e muita dificuldade, em meio a uma pandemia mundial, sob um governo avesso e pouco generoso para com a produção científica brasileira, e com todo o apoio da excelente Editora Vozes, que concebeu conosco o projeto e tornou possível sua concretização.

Agora o leitor brasileiro e mesmo de outras latitudes terá em mãos um instrumento de conhecimento e trabalho sobre essa que é talvez a mais profunda das experiências humanas: a união do ser humano com a transcendência e o divino. A diversidade de olhares, de disciplinas, de perspectivas estão presentes ao longo da fidelidade à história que percorre as grandes etapas da Antiguidade, Idade Média, Modernidade e Pós-Modernidade.

Igualmente a transversalidade de outras religiões e espiritualidades dialogando com a predominância do cristianismo, impedindo seja sua hipertrofia seja seu isolacionismo, dá ao livro um sabor sinfônico que reforça a identidade do que seja a mística: sobretudo, antes de tudo uma experiência de liberdade.

Adquira já