Dia Mundial do Livro

O dia mundial do livro é comemorado em 23 de abril. A data foi escolhida em uma Conferência Geral da UNESCO, realizada em 1995, por coincidir com o dia da morte de grandes autores da literatura mundial como William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Posteriormente, foi criada em alguns países a Semana das Livrarias com eventos importantes que mobilizam muitos leitores.

O livro faz parte da história da Editora Vozes há 121 anos, e nos dá muito orgulho poder contribuir com a disseminação da cultura no país publicando obras com diferentes temáticas.

Biblioteca
Biblioteca

Semana das Livrarias no Brasil

Este ano, a Associação Nacional das Livrarias – ANL  propôs que também tenhamos aqui no Brasil a “Semana nas Livrarias” e que ela se torne parte do calendário anual da cultura e das artes nas cidades brasileiras. A ideia é que todos os anos as livrarias organizem uma programação especial com lançamentos, leituras de poesia, narração de histórias, debates, dentre outros eventos, que levem os leitores às nossas livrarias, destacando a importância social desse espaço de vida e de cultura.

Algumas livrarias, como as Livrarias Vozes, embarcaram na ideia e já realizaram o evento este ano.

A importância do livro

Para celebrar este dia tão especial, conversamos com algumas pessoas para saber qual a importância do livro em suas vidas. Temos depoimentos de clientes, livreiros, autores, crianças e funcionários da editora.

Confira abaixo!

“O livro é ponto de encontro, território de emoções, oásis para agonias, luz para indagações e morada de alegrias!”

Mario Sergio Cortella

Palestrante e autor best-seller no Brasil.


“Uma vez ouvi dizer que ninguém consegue tirar da gente o conhecimento. Pura verdade! O que aprendi com os livros, ninguém me tira. Acrescento ainda que ninguém me tira aquela sensação de prazer que o livro proporciona. Prazer de cheirar um livro novo, de emendar uma leitura na outra, de conectar meu mundo ao mundo do livro, de me encontrar e desencontrar nas páginas. Só tenho a dizer, vida longa aos livros.”

Vanessa Luz

Assistente editorial da Editora Vozes.


“O livro sempre esteve presente na minha vida. Aprendi a amar a leitura, desde cedo, com minha avó e minha mãe. Gosto de vários gêneros literários, mas o que me encanta realmente são os livros de história, ciências sociais e romances. Hoje tenho uma biblioteca com mais ou menos 1.500 títulos.  Meu filho Heitor de 9 anos também já tem os livros dele. Da mesma forma que minha avó e mãe me ensinaram a gostar de livros, eu também tenho esta prática com meus filhos.”

José Luiz de Souza Lima

Professor e cliente fiel da Livraria Vozes.


“Desde pequenininha eu sempre fui apaixonada por leitura. Em 2020, quando comecei a ler uma coleção nova chamada “Diário de Pilar”, fiquei mais viciada ainda. Desde então não parei mais, tanto que nesse ano já li 13 livros. Ler para mim é como uma terapia onde me envolvo com a história.”

Letícia Schanoel Santos

Estudante do 7º ano do Ensino Fundamental.


“Trabalhar com livros, principalmente na Livraria Vozes, me traz uma alegria de saber que estou aprendendo e também levando sabedoria, aprendizagem e cultura, que, infelizmente, alguns nesse país querem acabar. Como dizia um amigo meu de livraria: quem é mordido pelo mosquito do livro não sai nunca mais, trabalhar com livros é ter paz!”

Ricardo Maia

Livreiro em Belo Horizonte há 10 anos.


Aproveite esse dia especial para adquirir nossos livros nas Livrarias Vozes e em nossa loja virtual.