Descubra seu propósito

Por: Jussara Souza

Descubra seu propósito nasceu da minha vontade de encontrar algo que despertasse em mim significado. Penso que, mesmo vivendo em uma época de avanço tecnológico e desenvolvimento humano – o qual facilitou a vida da população mundial, comparada ao tempo de nossos ancestrais -, ainda nos deparamos com intolerância, descrença e muita insatisfação. As pesquisas apontam uma crescente de crianças, adolescentes e adultos com dificuldade em lidar com frustações e adversidades na vida.

Livro Descubra seu propósito
Livro Descubra seu propósito

Descubra seu propósito surgiu em meio a um período de insatisfação da autora

Antes de escrever Descubra seu Propósito, eu mesma me encontrava em um estado profundo de insatisfação, principalmente profissional. Depois de um certo tempo, comecei a procurar sentido naquilo que eu fazia. O famoso filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella em seu livro “Por que fazemos o que fazemos?” cita outro filósofo alemão Hegel, que diz o seguinte: “se não me reconheço naquilo que faço, a vida vai perdendo sentido”. Fez algum sentido pra você? Pois bem, fez todo sentido pra mim.

Na verdade, o livro surgiu como uma sequência do meu 1º livro, “Os Opostos se Distraem”. Neste primeiro, exponho em palavras – de forma bem humorada, minha busca por propósito ligado à uma fase difícil do relacionamento. Após o seu lançamento, as pessoas começaram a me questionar como fazer para encontrar o propósito de vida. Foi então que decidi escrever em detalhes a minha trajetória pessoal. Quem sabe poderia inspirá-las?

O livro é dividido em 6 capítulos

No primeiro abordo as crenças limitantes e os valores que construímos desde nossa infância até a fase adulta. É nesta fase que o medo de fracassar surge devido à repressão daqueles que estão ao redor. Se temos medo de errar, fazemos o que é conveniente. Geralmente conveniente para o outro, não para nós mesmos.

No segundo, decorro da minha descoberta de propósito. O retorno à infância e a importância de ser um indivíduo questionador. Que perguntas devo fazer? Qual seria o meu talento? Será que tenho talento para alguma coisa? Pode ter certeza que sim.

No terceiro capítulo, levo em consideração como é importante refletir antes de decidir. Nesta fase, mais um vez, os questionamentos são indispensáveis; “estou feliz?”, “eu faço o que gosto?”. O leitor ainda encontrará neste capítulo um exercício que poderá ajudá-lo em sua própria reflexão pessoal.

No quarto, reforço a importância do autoconhecimento. Divido com o leitor algumas das minhas práticas pessoais. No entanto, ratifico que cabe a cada indivíduo identificar a sua própria caminhada de descoberta. Atualmente, encontramos diversas formas que nos auxiliam na busca pessoal. Não há espaço para desculpas.

No quinto capítulo, o tema é o poder da ação. Planejar, sair do campo das ideias e partir para a prática. Aqui conto como me preparei para deixar um trabalho estável e conquistar o sonho de ser escritora.

E por fim, no capítulo seis, falo sobre a força da intenção, o poder da intuição, sincronicidade e espiritualidade. E como me aprofundar em tais assuntos fizeram toda diferença na minha busca de propósito.

Descubra seu propósito você também!

Costumo dizer que somos seres cíclicos. Transitamos por várias fases em nossas vidas. Acompanhamos as estações. Se estivermos alinhados com nosso propósito de vida, todas as fases serão mais fáceis de passar. Escrevi neste livro: “propósito você não atinge, você vive. Você atinge metas, concretiza sonhos, tudo isso com a ajuda do seu propósito”. Pois bem, e você, já descobriu o seu propósito de vida?

Adquira já


Jussara Souza é formada em Administração e pós-graduada em Controladoria. Trabalhou por mais de 10 anos na área financeira de grandes empresas. Em 2015, com dúvidas no relacionamento e no trabalho, decidiu dar uma guinada na sua vida e tornar-se escritora. Tem um filho de 2 anos, adora bichos – tem 4 vira-latas adotados, que são tratados como filhos –, e tenta ajudar o marido a fazer menos listas de tarefas. É autora também de “Os opostos se distraem”. Instagram da autora: @jussarasouzaoficial.