A sós com Deus, por Charles de Foucauld

A sós com Deus é a reunião de algumas anotações de Charles de Foucauld, homem que viveu uma busca humana e espiritual sem concessões. Seus escritos são fruto de uma experiência assídua e amorosa do Evangelho; sua mística é deixar-se seduzir pela mensagem do Cristo, narrada nos Evangelhos. A aventura espiritual deste homem é um constante deixar-se interpelar por Jesus de Nazaré.

Charles de Foucauld apresenta uma via espiritual pautada no reconhecimento do valor das pequenas coisas. Deste modo, sua experiência traz novo sabor à experiência espiritual, pois deseja permanecer diante de Deus e diante dos homens e mulheres de seu tempo. É por isso que em sua disciplina e ascese ele mescla momentos de oração, profunda e silenciosa diante de Deus, e o atender às necessidades e angustias dos que o procuram.

O irmão universal, como este autor é conhecido, foi um homem que viveu profundamente a vontade de Deus, buscando em tudo e sempre renunciar sua própria vontade. Sua grande preocupação e seu apostolado é o desejo de salvar as pessoas; seu planejamento para alcançar esse objetivo é seguir obedientemente Jesus e sua caridade.

A imitação de Jesus, de suas palavras e gestos, é um ponto especial no itinerário e no projeto espiritual de Charles de Foucauld, como é visível em seus escritos. Ele leva a sério este aspecto, tanto que isso aparece com muita frequência em seus exames de consciência, nos quais ele se questiona acerca de suas ações e se acusa de seus pecados. Ainda sobre os exames, ele sempre se perguntava sobre seu modo de proceder e agir: “São o que devem ser?”.

Praticar a vida de Nazaré é o grande desejo de Charles de Foucauld e é assim que se aproximará de Deus e do próximo. Sua iniciativa influencia também outras pessoas, pois é uma espiritualidade pautada no Evangelho e no seguimento radical de Jesus Cristo, missão de todo batizado. Assim, a graça de ser um irmãozinho de Jesus, vivendo a vida de Nazaré, na companhia da Sagrada Família, é um chamado que Deus faz a todos aqueles que se sentem atraídos à perfeição e ao amor maior. Por fim, sua experiência espiritual, preocupada com a oração e com a atenção aos necessitados, é uma proposta sadia aos que desejam ser fiéis aos valores do Evangelho, no amor e no respeito a todas as pessoas, mas é, sobretudo, uma resposta sincera ao chamado de Deus.


Leonardo Henrique Agostinho, MSC
Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração,

formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP