Lançamentos – 10.11

Nos lançamentos da semana, novos títulos de Educação e Pedagogia:

Avaliando crianças com dificuldades de aprendizagem específicas: um guia prático para professores

Autores: Gad Elbeheri, Gavin Reid e John Everatt

R$ 65,00

Este livro abrangente fornece todas as informações que os profissionais precisam saber sobre a avaliação em relação a seus alunos com Dificuldades Específicas de Aprendizagem. O “porquê,” o “como” e o “o quê” da avaliação é tratado, enquanto também é um foco chave a conexão entre avaliação e intervenção. Olhando para toda a gama de Dificuldades Específicas de Aprendizagem, este livro fornece orientação prática na implementação de estratégias que são experimentadas e testadas para uso em qualquer sala de aula, reconhecendo ao mesmo tempo que a avaliação é um processo envolvendo outros profissionais e os pais. O livro trata de questões e tópicos comuns em salas de aula inclusivas ao redor do mundo.

Sobre os autores:

Gavin Reid é psicólogo registrado no Health and Care Professions Council (HCPC), no Reino Unido, e no College
of Psychologists, na Colúmbia Britânica, Canadá.

Gad Elbeheri é reitor do Australian College of Kuwait; uma universidade que fornece educação terciária reconhecida e credenciada internacionalmente para os setores de negócios e engenharia.

John Everatt é professor de Educação na Universidade de Canterbury, Nova Zelândia.

Como se dá a aprendizagem: aprendizagem mediada no Ensino Fundamental I: teoria e prática

Autores: Reuven Feuerstein e Ann Lewin‑Benham

R$ 75,00

A presente obra descreve várias maneiras de interagir com os alunos, a fim de aumentar sua capacidade de aprendizagem. O livro abre novas portas para professores e crianças ao demonstrar técnicas de ensino baseadas no trabalho de Reuven Feuerstein, um psicólogo clínico cognitivo teoricamente orientado. Demonstradas em cenários de exposições de museus e salas de aula, as técnicas de Feuerstein ajudam os educadores a estruturar experiências que ampliam a capacidade das crianças de pensar em muitas dimensões. Esses cenários mostram que a aprendizagem é prazerosa e que as crianças podem dominar conteúdo difícil e ideias muito abstratas por meio da mediação, da teoria e das práticas que são a essência do trabalho de Feuerstein.

Sobre os autores:

Reuven Feuerstein foi presidente do Instituto Feuerstein e professor de Psicologia na Bar-Ilan University’s School of Education. Formulou a Teoria de Modi!cabilidade Cognitiva Estrutural e a Experiência de Aprendizagem Mediada como respostas à necessidade de ajudar crianças que sobreviveram ao holocausto.

Ann Lewin-Benham fundou e por 20 anos dirigiu o Capital Children’s Museum em Washington, DC. É autora de diversas obras sobre Educação Infantil.

Pedagogia da Resistência: escritos a partir da vida e obra de Paulo Freire

Organizador: Daniel Ribeiro de Almeida Chacon

R$ 70,00

O termo resistência é polissêmico e também na pedagogia de Paulo Freire podem ser encontrados vários sentidos para ele. Um deles, quem sabe o mais radical de todos, é o que diz respeito à sobrevivência. Resistir é lutar para a continuidade da vida e para a qualidade dessa vida. Isso diz respeito hoje à ameaça à vida no nosso planeta, mas também, em um plano mais imediato, à miséria que se acentuou neste tempo de pandemia. Resistir, nesse sentido, é zelar para a continuidade de vida o que – já introduzindo outro sentido de resistência – significa também opor-se às forças necrofílicas, aquelas que negam a possibilidade de reprodução e expansão da vida. Ou seja, a resistência para Paulo Freire compreende uma dimensão proativa, de superar e de transcender as situações limites. Nesse sentido, no ano em que se completa o centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, Daniel Ribeiro realiza, nesta obra, um retorno crítico ao seu legado. A partir dos postulados de sua filosofia da práxis, ou seja, inspirados por uma pedagogia do(a) oprimido(a), manifesta em sua vida e obras, o autor procura encontrar elementos que ajudem na luta histórica e social atual.

Sobre o organizador:

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon é professor efetivo e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – FaE/CBH/UEMG. Detém formação em três áreas, a saber: Filosofia, Pedagogia e Teologia/Ciência da Religião. Atualmente, realiza pesquisas nos seguintes temas: Filosofia Política, Filosofia da Religião e Educação Direitos Humanos.

Sobre a pedagogia

Autor: Immanuel Kant

R$ 30,00

Talvez duas invenções dos seres humanos possam ser vistas como as mais difíceis; a saber, a arte do governo e a arte da educação, e apesar disso ainda há controvérsias, mesmo em sua ideia. A educação é uma arte cuja prática tem de ser aprimorada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está sempre mais apta a promover uma educação que desenvolva todas as disposições naturais do ser humano proporcionalmente e de forma apropriada, e que assim conduza toda a espécie humana ao seu destino.

Sobre o autor:

Immanuel Kant nasceu aos 22 de abril de 1724 na cidade universitária de Königsberg, pertencente a então Império da Prússia, hoje Kaliningrado. Ali estudou, aprendeu latim e línguas clássicas, obteve seu doutorado (1755), escreveu, ensinou e passou toda a sua vida. Em 1770, tornou-se professor de Lógica e Metafísica e lecionou durante os 27 anos seguintes, conquistando o afeto e a admiração de seus alunos, que acorriam a Königsberg como a “Meca da Filosofia”. Morreu aos 79 anos de idade, em 12 de fevereiro de 1804. Entre suas principais obras, além da Crítica da razão pura, estão a Fundamentação da metafísica dos costumes, Crítica da razão prática e a Crítica da faculdade de julgar.