A síndrome de Babel e a disputa do poder global

Por: José Luís Fiori

A síndrome de Babel e a disputa do poder global reúne 42 artigos e ensaios que foram publicados nos últimos cinco anos, entre 2014 e 2019, em vários jornais e sites nacionais e internacionais, como Jornal do Brasil, Le Monde Diplomatique, 12, Valor Econômico, Lettre International Weltberühmt, Pravda, Open Democracy Carta Maior, Jornal GGN, Tutameia, Outras Palavras, Sul 21, IHU Unisinos, Brasil 247, entre outros. São artigos escritos com um único objetivo: entender o presente, nacional e internacional, para construir um futuro mais justo e igualitário.

Alguns desses textos têm uma forma mais acadêmica; outros, uma forma mais jornalística, mas a maioria foi escrita como parte de uma pesquisa sobre as “grandes transformações internacionais do século XXI”, realizada para o Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo, do Gás e do Biocombustível (Ineep). São artigos que começaram a ser publicados ainda durante o governo de Barack Obama, nos Estados Unidos, e antes do golpe de Estado brasileiro de 2015/2016, coincidindo, portanto, com um momento de grande ruptura nos Estados Unidos e no Brasil, e em quase todo o mundo.

A despeito de sua natureza mais conjuntural, todos os textos neste livro compartem uma mesma visão teórica do “poder”, do “capital” e da dinâmica da economia política internacional. Os artigos foram organizados segundo uma ordem sincrônica mais do que cronológica, e estão agrupados em dois grandes blocos: no primeiro, aparecem os que tratam das grandes transformações mundiais contemporâneas; e no segundo, os que tratam das mudanças do Brasil e da América Latina. O livro finaliza com um post-scriptum, onde são apresentadas algumas ideias para a discussão de uma nova estratégia de desenvolvimento para o Brasil e a América Latina.


José Luís Fiori é escritor, analista internacional e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Economia Política Internacional – PEPI, e de Bioética e Ética Aplicada – PPGBios, da UFRJ. É coordenador do Grupo de Pesquisa “Poder global e geopolítica do capitalismo” e coordenador do Laboratório de Ética e Poder Global. É autor de 149 artigos publicados em periódicos e 382 artigos publicados em jornais e revistas. Já publicou 18 livros, sendo 7 autorais, 3 em parceria, 3 em coedição e 5 editados por ele. Pela Editora Vozes publicou/organizou os livros: “Sobre a guerra”, “Sobre a paz”, “A síndrome de Babel e a disputa do poder global” e “O poder americano”.

Adquira já