Selo Vozes de Bolso ganha três novos títulos

Editora lança também o livro Presbítero

Hoje (31) é dia de lançamento de quatro novas obras, entre elas, três títulos do selo Vozes de Bolso: Defensor menor, Tratado sobre o regime e o governo da cidade de Florença e Primeiros princípios metafísicos da doutrina do direito. A outra obra que chega ao mercado é Presbítero, de Paulo Sergio Carrara. Confira os detalhes de cada título:

Presbítero

Capa do livro "Presbítero"

Paulo Sérgio Carrara

Muito se fala e se escreve hoje sobre a crise do ministério presbiteral. De fato, mudanças sociais e culturais tornaram a sociedade mais secularizada e mesmo pós-cristã, uma vez que o substrato da vida cultural e social não emana mais da presença da Igreja. O contexto atual oferece multiplicidade de sentidos e a religião emerge como horizonte possível, mas não obrigatório. A identidade presbiteral, antes alicerçada no chão firme da Cristandade, confronta-se agora com a terra incógnita das mudanças cada vez mais rápidas. O momento demanda a redescoberta do significado desse ministério para a Igreja, chamada a ser sinal do Reino de Deus no meio do mundo. A superação do binômio sacerdócio-laicato faz parte da urgência do essencial para a construção da “Igreja em saída”. Este livro aborda, de modo sintético, alguns elementos da teologia, espiritualidade e missão do presbítero. Foi o texto-base do 17º Encontro Nacional dos Presbíteros. A boa aceitação do texto fez brotar a ideia de publicá-lo em forma de livro.

Defensor menor

Capa do livro "Defensor menor"

Marsílio de Pádua

Marsílio de Pádua, controvertido pensador político do século XIV, distanciou-se por suas ideias dos padrões da época. É considerado por alguns críticos como um dos precursores da concepção de “Estado Totalitário”. Expôs seu pensamento em diversas obras, dentre as quais “Defensor menor” é uma das últimas e síntese de todas. Nela o autor combate a teoria curialista da Plenitudo Potestatis, que acrescia ao poder e à autoridade religiosa do papa a excelência do poder civil.

Tratado sobre o regime e o governo da cidade de Florença

Capa do livro "Tratado sobre o regime e o governo da cidade de Florença"

J. Savonarola

O Tratado, publicado pouco antes da morte de Savonarola, concentra o projeto político que defendeu. Obra de grande consistência teórica, revela o caráter de um mártir na defesa dos direitos civis e da democracia.

Primeiros princípios metafísicos da doutrina do direito

Capa do livro "Primeiros princípios metafísicos da doutrina do direito"

Immanuel Kant

Esta é uma obra bastante referencial no pensamento de Kant e fundamental nos cursos de Direito, sendo a base do conhecimento teórico do direito e da lei. Trata-se da primeira parte do livro “Metafísica dos Costumes”. A Doutrina do Direito tem como objeto os princípios de todas as leis que são passíveis de promulgação pela legislação externa. Kant examina no texto uma ampla gama de questões, incluindo a teoria dos contratos sociais, propriedade privada, direitos humanos, bem-estar e igualdade, desobediência civil, perdão e punição, e igualdade no casamento.