“Revelações do Amor Divino”, de Juliana de Norwich

Revelações do Amor Divino reúne as visões, concedidas como dádiva de Deus, à Juliana de Norwich, uma anacoreta beneditina tida como uma das místicas inglesas mais reconhecidas, com o propósito de ensinar a sabedoria de se agarrar à Misericórdia e estar unido intimamente com Deus. A base da experiência e das visões está no amor de Deus para com a alma, e este amor é revelado e entendido, principalmente, através da Paixão de Cristo.

A autora descreve e ensina sobre variados temas, sempre creditando sua compreensão à graça de Deus, pois se apresenta como simples e inculta; mostra-se, ainda, obediente à Igreja, chegando a afirmar que tudo o que lhe foi revelado é convergente com os ensinamentos dela.

A narrativa é delineada, expressivamente, pela Paixão de Cristo, que vivendo este ato voluntariamente, participa do sofrimento, da angustia e das tribulações de toda a humanidade, levando-a a participar de sua alegria. Desde modo, é acentuada a visão e compreensão de Deus como incitador da oração, pois deseja ser buscado, já que através desta busca e através da oração a alma é unida Ele, encontrando perfeita serenidade e paz, dando enfoque que isso nunca será encontrado em coisas efêmeras ou nas coisas criadas.

Nesta obra, Deus é compreendido como Criador, como aquele que ama e como aquele que tudo sustenta. A vontade divina é que o ser humano viva plenamente feliz, por isso busca continuamente conduzir todos a um relacionamento com Ele, pois a alma só encontra repouso aproximando-se de Deus, vivendo na paz e no amor. Assim, unida a Deus a alma é confortada e fortalecida. Nas dezesseis revelações fica evidente como Deus ama a cada pessoa e purifica a alma através da misericórdia, revigorando e restaurando a alma, ajudando-a a crescer na graça e na virtude, afastando-a do pecado.

Aproveite e acompanhe nossa série no YouTube, Místicos Medievais, e saiba mais: youtube.com/editoravozes


Leonardo Henrique Agostinho, MSC Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP.