Português para provas e concursos: livro reúne regras de redação, leitura e interpretação
Apesar da evolução das tecnologias e do grande poder da comunicação por meios eletrônicos, saber redigir, ler e interpretar corretamente um texto continua sendo um desafio não só para estudantes e para quem se prepara para um concurso, mas para todos, pois a comunicação escrita é a principal forma de aquisição de informações e conhecimentos. Para suprir a necessidade de um conteúdo específico sobre o tema, nasce o livro Português para provas e concursos que apresenta a Ortografia, a Morfologia, a Sintaxe, a Estilística e a Semântica, abordando as dificuldades gramaticais e propondo exercícios de fixação e compreensão dos elementos centrais da língua portuguesa.
“Escrevi este livro por interesse que os alunos têm de me ver dar aulas precisas, concisas e sem deixar dúvidas pela facilidade que tenho para ensinar”, conta a autora Tânia Dutra Henriques.
“Com o decorrer do tempo percebi a grande dificuldade que os alunos tinham para interpretar os textos dos concursos, pois achavam que interpretação não tinha nada a ver com a gramática. Pelo grande equívoco de pensarem que o texto envolvia apenas a parte do conteúdo da mensagem transmitida mais pelas ideias contidas, não se importavam com a gramática que é a base de toda a nossa linguagem para concatenar todo o sentido envolvido nas palavras que compõem um texto com um tópico frasal, coesão textual, coerência e semântica harmoniosa para a melhor compreensão do texto o qual englobava toda as partes da linguística, morfologia, sintaxe e semântica”, completa.
Segundo a professora, é raro o leitor que se atem para as regras fundamentais de como interpretar o texto que tem um autor que expõe as suas próprias opiniões e argumentos sob os quais deve o aluno procurar navegar neste barco repleto de clareza e ideias subentendidas.
Os textos escolhidos visam a uma diversidade de concursos dos níveis médios ao superior. E foram escolhidos justamente pelo sentido da realidade em que a sociedade de hoje enfrenta. A autora conta que teve a intenção de fazer o leitor se sentir o próprio personagem ou bem próximo do contexto neles contido.
Para Tânia, o mundo eletrônico é um meio muito prático e eficaz na sociedade, contudo tem às vezes seus percalços e até dúvidas. O livro, pelo contrário, é o rascunho eficaz, preciso, onde se encontra a origem e regras máximas de nosso idioma e dele é que se retira o cerne da língua pátria. “Sem dúvida que a internet informa, atualiza, agiliza, os blogs se espocam, contudo o livro não contém transgressões pessoais, mas o bom livro se baseia na lei que conduz a linguística da sua nação”, encerra.
Sobre a autora
Tânia Dutra Henriques nasceu em Conselheiro Lafaiete, cursou o Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora de Nazaré e fez Faculdade de Letras e suas licenciaturas e pós-graduações na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira em escolas de Brasília, orientadora e professora do curso preparatório para o Colégio Militar “DuasAsas”, Brasília-DF.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!