Iniciação à Teologia: coleção aborda diversas disciplinas do curso

A Coleção Iniciação à Teologia foi pensada como base para as disciplinas do curso. Atualmente, as publicações estão sendo revistas e ampliadas, conforme necessidade de adaptação do autor ou contexto da obra. “Aquelas que já haviam sido escritas na primeira edição estão sendo reeditadas. Algumas com alterações que estão sendo feitas pelos autores. E novos autores foram convidados para completar a coleção”, conta o editor Teológico-Espiritual, Welder Lancieri Marchini.

A primeira edição surgiu no período onde eram muito comuns os cursos de teologia para leigos. Por isso, os livros foram escritos tendo em vista a linguagem acessível e a abordagem dos conteúdos básicos de cada disciplina. Essa característica ainda está presente nesta edição. Contudo, alguns autores buscaram rever os temas tratados e a organização do texto. “Além disso, iremos completar a coleção com volumes que estavam previstos, mas não foram escritos na primeira edição”, explica Welder.

Todos os livros servem de conteúdo básico para a Teologia. Ou seja: na coleção, o leitor encontra os principais conhecimentos acerca do assunto tratado. Entre eles, volumes de estudos das Escrituras, de Teologia Sistemática (Cristologia, Trindade, Escatologia, Mariologia…) e de teologia prática (Pastoral, Moral…). ]

Segundo o editor, público alvo são, sobretudo, os estudantes de teologia. Mas, a coleção serve também ao clero ou pessoas já graduadas em teologia, que querem relembrar os principais conteúdos. “Serve também a leigos que queiram o contato com este conhecimento”, orienta.

As obras são todas escritas por autores nacionais e o motivo é a busca pela valorização destes profissionais. “Elas têm o objetivo de valorizar a produção nacional , convidando para a autoria, professores que trabalham essas disciplinas nas faculdades de teologia”, encerra o teólogo.