Motivando crianças com dificuldades de aprendizagem específicas
Livro é um guia prático para professores na difícil missão de manter os alunos motivados
Todo mundo precisa de motivação na vida, seja para trabalhar, fazer um exercício físico, levantar cedo ou começar aquela dieta. E um dos principais lugares onde a motivação é imprescindível, é na sala de aula. Nenhum aluno vai prestar atenção no conteúdo passado se estiver se sentindo desmotivado. Por outro lado, os professores fazem o possível e o impossível para conseguir manter os alunos motivados e interessados no conteúdo das aulas. Quando esse aluno apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, o trabalho fica ainda mais difícil.
Segundo Gad Elbeheri, Gavin Reid e John Everatt, autores do livro, existe uma relação complexa entre aprendizado e motivação que precisa ser considerada ao criar modelos educacionais de motivação – e, às vezes, ao considerar a motivação dentro de um contexto específico de aprendizagem.
De acordo com um relatório do Conselho Nacional de Pesquisa nos Estados Unidos (2004), mais de 40% dos estudantes do ensino médio estão desengajados da aprendizagem. O mesmo relatório também notou que a motivação e o envolvimento na escola diminuem constantemente à medida que os estudantes progridem do ensino fundamental para o ensino médio.
Embora quase todos os estudantes reconheçam que o aprendizado é importante, alguns simplesmente não são motivados por trabalhos acadêmicos ou pelo amor ao aprendizado. Talvez para esses estudantes, se o aprendizado for reestruturado como um meio para atingir determinados objetivos, eles consigam perceber melhor o valor de aprender.
O livro não foca apenas em um único tipo de dificuldade de aprendizagem, mas também em pesquisas (e teorias) que possam informar práticas direcionadas a qualquer criança que possa ter dificuldades com a aprendizagem e, portanto, mostrar evidências de desmotivação ou desinteresse da aprendizagem.
Segundo os autores, embora os esforços atuais para melhorar a qualidade da educação internacionalmente tenham focado na preparação dos professores, no desenvolvimento curricular, nos padrões de qualidade e nas melhores ferramentas de avaliação, pouca atenção foi dedicada ao problema da motivação dos próprios estudantes ao aprendizado. Embora ter melhores gestores escolares, professores preparados e bem-qualificados, bem como ferramentas avançadas de avaliação e monitoramento do progresso, melhorem a qualidade dos serviços educacionais, o aprendizado não ocorrerá se os estudantes não estiverem motivados a aprender. Estudantes com dificuldades específicas de aprendizado não são exceção. Em muitos casos, pensa-se que os estudantes com dificuldades de aprendizagem específicas não têm motivação para aprender devido à sua dificuldade de aprendizagem específica: qualquer motivação que eles possam ter é prejudicada por seus desafios de aprendizagem. Se esses estudantes não estiverem motivados a aprender, os ganhos obtidos serão muito difíceis, se não impossíveis.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!