Cinco livros para profissionais da imprensa

Descobrindo a notícia

Autor: Michael Schudson

R$ 73,20

Esta obra e uma profunda analise da historia do jornalismo e da imprensa norte-americana. Enquanto a historia padrão da imprensa nos Estados Unidos considera o contexto social do jornalismo de forma superficial, este trabalho representa uma referencia no estudo da relação entre a institucionalização do jornalismo moderno e as tendências gerais nos domínios econômico, politico, social e cultural, e suscita, portanto, o interesse dos profissionais bem como dos pesquisadores, professores e alunos de Jornalismo e Comunicação.

Sobre o autor:

Michael Schudson é professor de Comunicação na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Colúmbia, e autor de dezenas de obras sobre a imprensa, o jornalismo e a sociedade norte-americana.

Ética no jornalismo

Autora: Luciene Tofoli

R$ 43,50

Ética no Jornalismo e uma proposta de reflexão sobre a pratica jornalística a partir do Código de Ética profissional editado em 2007, em congresso nacional da categoria. Observando os princípios básicos do antigo Código, de 1987, que vigorou durante vinte anos, o documento atual foi formatado a luz das novas exigências tecnológicas e de mercado, que influenciam o dia-a-dia da profissão.

Sobre a autora:

Luciene Tófoli é mestre em Psicanálise pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, onde cursa também o mestrado em Literatura Brasileira. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é especialista em Mídia e Deficiência, e coordena o setor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Atuou durante 15 anos na Rede Globo, afiliada de Juiz de Fora, onde chegou à função de editora-chefe de telejornais. Também foi repórter colaboradora da revista -Minas, além de ter trabalhado em jornal, rádio e internet, onde exerceu as funções de repórter, editora e chefe de reportagem.

A apuração da notícia

Autor: Luiz Costa Pereira Junior

R$ 59,50

O jornalista e professor Luiz Costa Pereira Junior disponibiliza nesta obra muito mais do que técnicas e métodos para os profissionais e estudantes da área. Sabe-se que atualmente e grande o despreparo dos jornalistas nas redações e as queixas recaem justamente nas instituições de ensino superior. Este livro e uma proposta de mudança de sistema e não de adaptação do meio.

Sobre o autor:

Luiz Costa Pereira Junior é jornalista e professor universitário, especialista pela Universidade de Navarra, no curso Master de Jornalismo para Editores, do Centro de Extensão Universitária. Atuou por oito anos no jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou como repórter e editor. Criador e editor da revista Língua Portuguesa (Editora Segmento). Autor de A vida com a TV (Editora Senac) e Com a língua de fora (Editora Angra). Transformou suas aulas – na Unesp de Bauru (SP), na Cásper Líbero e nas Faculdades Radial – em dois livros desta coleção. É autor também de Guia para a edição jornalística e Exercícios de jornalismo (Editora Vozes).

A narração do fato

Autor: Muniz Sodré

R$83,30

Em A Narração do Fato, Muniz Sodré empreende uma espécie de radiografia da noticia, primeiramente apontando suas dificuldades conceituais e buscando resolvê-las com a hipótese de uma temporalização do cotidiano por meio da marcação semiótica do acontecimento. Trata-se de uma perspectiva inédita em matéria de estudos de mídia, que prenuncia uma contribuição original para a teoria do acontecimento. O impacto da Internet e as mutações do jornalismo encontram um novo modelo explicativo.

Sobre o autor:

Muniz Sodré é professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador (CNPq) e escritor, com dezenas de obras publicadas, que versam sobre mídia e comunicação, cultura nacional, técnicas de texto jornalístico e ficção (novelas e contos), alguns dos quais traduzidos na Itália, Espanha, Argentina e Cuba. É professor visitante e conferencista em várias universidades estrangeiras.

Estética da comunicação


Autor: Luís Mauro Sá Martino

R$70,00

Da arquitetura à internet, da televisão à literatura, os vários tipos de comunicação são o objeto de estudo de Estética da Comunicação, que reúne o resultado de mais de uma década de estudos. Esta obra delineia as relações entre mídia, indivíduo e vida cotidiana a partir de uma matriz teórica que combina as contribuições das ciências sociais com o universo das pesquisas em comunicação.

Sobre o autor:

Luís Mauro Sá Martino é doutor em Ciências Sociais, foi pesquisador- bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra. É autor dos livros: No caos da convivência, Teoria da comunicação e Mediatization of Religion, publicado pela editora britânica Routledge, entre outros. É professor da Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, além de atuar na Casa do Saber e como palestrante em empresas, escolas e universidades.