Solenidades com datas móveis no Tempo Comum: Corpus Christi

Na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi. Nesta a comunidade cristã é convocada para meditar sobre o mistério do corpo e do sangue de Cristo. Essa solenidade nos faz recordar a instituição da Eucaristia que celebramos na noite da Quinta-feira Santa. Como discípulos de Jesus, somos convidados a nos alimentarmos do corpo e do sangue do Senhor, pois são alimentos que nos oferecem a vida eterna.

Não é por acaso que Jesus escolheu esses dois sinais para se oferecer como alimento aos seus discípulos. O pão e o vinho são dois alimentos sagrados em diversas culturas. José Aldazábal, ao tratar do tema da Eucaristia, assim se expressa:

Os sinais escolhidos por Cristo têm uma clara intenção de alimento e bebida para o ser humano, necessários à sobrevivência, e compreendem ao mesmo tempo uma série de dimensões simbólicas que enriquecem notavelmente a base humana do sacramento (ALDAZÁBAL, 2002, p. 303).

Seguindo uma antiga tradição da Igreja, nessa celebração a comunidade, além de participar da mesa do banquete, é convidada também a se colocar em procissão e adorar o Senhor no pão consagrado que, do seu altar, abençoa toda a assembleia reunida em seu nome, para por meio dele fazer chegar ao Pai os seus louvores. Com o salmista podemos cantar nessa celebração a grande certeza: “o Senhor alimentou o seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou” (Sl 80,17).

Celebrar o corpo e o sangue do Senhor é ampliar cada vez mais a consciência eclesial de que a Igreja é chamada a realizar a sua tarefa missionária a partir da Eucaristia, que deve ser sempre o ponto de chegada e de partida de toda obra cristã. Ela “é o cume para o qual tende toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de que promana sua força” (SC 10). A celebração desse mistério sempre nos recordará que em Cristo formamos um só corpo, que necessita ser alimentado, fortalecido, pelo pão vivo descido do céu. O alimento que nos oferece a vida eterna.

Trecho da obra: Conhecer o Ano Litúrgico que vivenciamos

Sobre a obra

O Mistério Pascal e o que celebramos e atualizamos por meio da liturgia, e a Igreja como mãe nos oferece um caminho para tal atualização que chamamos de Ano Litúrgico. Nesse ano somos convidados a caminhar com o Cristo, a recordar fatos de sua vida, obra e missão. Desse modo, apresentamos neste livro, aos homens e mulheres de fé e aqueles que desejam conhecer o mais profundo da vida litúrgica da Igreja, alguns elementos que nos ajudarão a compreender o que e o Tempo para os cristãos, o que e o Ano Litúrgico e as formas de celebrar esse ano.