5 livros para entender a Logoterapia

O que é a Logoterapia?

Logoterapia/Análise Existencial, às vezes chamada de “Terceira Escola Vienense de Psicoterapia”, é uma abordagem de psicoterapia internacionalmente conhecida e empiricamente centrada no significado. Na Logoterapia/Análise Existencial, a busca por um sentido para a vida é identificada como a principal força motivacional do ser humano.

O termo “logos” é uma palavra grega que significa “sentido”. Assim, a “Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido”. (Viktor Frankl)

A Logoterapia e Análise Existencial do Dr. Viktor Emil Frankl vem com a proposta de uma escola psicoterápica que pretende superar o reducionismo e condicionamentos, contribuindo com uma visão do ser humano mais completa, de um ser livre e responsável, que constrói a sua história, que se posiciona diante dos condicionamentos biológicos, psicológicos e sociológicos.

Traz uma teoria mais otimista e humanizadora e faz uma proposta que não se limita à Psicologia, mas abrange todas as áreas da atividade humana. Ela busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa, sua liberdade para além das circunstâncias, sua responsabilidade perante algo ou alguém e a autotranscendência como ser dirigido para além de si, aberto para encontrar sentido em qualquer situação e realizar valores.

A abordagem de Frankl é baseada em três conceitos filosóficos e psicológicos:

  • Liberdade de escolha
  • Busca de sentido
  • Sentido na vida

Surgimento

Sua criação aconteceu no ano de 1930. Tomando como base a Psicanálise de Sigmund Freud e a Psicologia Individual de Alfred Adler, o psiquiatra e neurologista Viktor Emil Frankl (1905-1997) estabeleceu as bases de uma nova e original abordagem que ele publicou pela primeira vez em 1938.

Livros para se aprofundar no tema

Confira abaixo 5 livros da Editora Vozes que vão te ajudar a entender melhor a Logoterapia e seus conceitos:

Em busca de sentido
A presença ignorada de Deus
A busca de Deus e questionamentos sobre o sentido
Sobre o sentido da vida
A autotranscendência na Logoterapia de Viktor Frankl

Adquira já


Fonte: https://logoterapia.com.br/logoterapia/ e https://www.viktorfrankl.org/logotherapy