5 livros para entender a Logoterapia
O que é a Logoterapia?
Logoterapia/Análise Existencial, às vezes chamada de “Terceira Escola Vienense de Psicoterapia”, é uma abordagem de psicoterapia internacionalmente conhecida e empiricamente centrada no significado. Na Logoterapia/Análise Existencial, a busca por um sentido para a vida é identificada como a principal força motivacional do ser humano.
O termo “logos” é uma palavra grega que significa “sentido”. Assim, a “Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido”. (Viktor Frankl)
A Logoterapia e Análise Existencial do Dr. Viktor Emil Frankl vem com a proposta de uma escola psicoterápica que pretende superar o reducionismo e condicionamentos, contribuindo com uma visão do ser humano mais completa, de um ser livre e responsável, que constrói a sua história, que se posiciona diante dos condicionamentos biológicos, psicológicos e sociológicos.
Traz uma teoria mais otimista e humanizadora e faz uma proposta que não se limita à Psicologia, mas abrange todas as áreas da atividade humana. Ela busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa, sua liberdade para além das circunstâncias, sua responsabilidade perante algo ou alguém e a autotranscendência como ser dirigido para além de si, aberto para encontrar sentido em qualquer situação e realizar valores.
A abordagem de Frankl é baseada em três conceitos filosóficos e psicológicos:
- Liberdade de escolha
- Busca de sentido
- Sentido na vida
Surgimento
Sua criação aconteceu no ano de 1930. Tomando como base a Psicanálise de Sigmund Freud e a Psicologia Individual de Alfred Adler, o psiquiatra e neurologista Viktor Emil Frankl (1905-1997) estabeleceu as bases de uma nova e original abordagem que ele publicou pela primeira vez em 1938.
Livros para se aprofundar no tema
Confira abaixo 5 livros da Editora Vozes que vão te ajudar a entender melhor a Logoterapia e seus conceitos:
Fonte: https://logoterapia.com.br/logoterapia/ e https://www.viktorfrankl.org/logotherapy
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!