Como se livrar de relações tóxicas

Neste caderno de exercícios você poderá identificar relações tóxicas e saber o que fazer para se libertar delas

Relações tóxicas geralmente são marcadas pela agressividade, inveja, sentimento de posse, competição, desrespeito, e podem acontecer não só em uma relação amorosa, mas também em uma relação de amizade, familiar ou com colegas de trabalho.

Quando nos sentimos desconfortáveis em uma relação com outra pessoa é preciso parar e analisar o que está acontecendo. Só assim será possível tomar a atitude necessária para evitar que se torne algo tóxico.

Infelizmente esse tipo de relacionamento é muito mais comum do que se pensa e é bastante prejudicial para ambos os lados. Muitas vezes a “vítima” não se posiciona afim de encerrar essa relação tóxica e ambos se mantêm presos nesse clico de toxidade.

A relação pode ser tóxica, não o indivíduo

É necessário saber que o adjetivo “tóxico” se aplica a uma “substância nociva ao organismo”. A extensão desse termo ao campo social está, infelizmente, na moda… Em psicologia, para qualificar esse tipo de relação, emprega-se o termo “patogênico”, que significa literalmente “o que gera uma dor”.

Nenhum humano poderia ser “tóxico” intuitivamente. Durante a vida, um indivíduo particular é, ocasionalmente, suscetível de estabelecer um dia uma relação nociva, para si mesmo e para o outro, em contexto bem específico. Dito de outro modo, ele não possui nenhum “gene tóxico”, nem qualquer personalidade inata correspondente. Ora, os efeitos perigosos de uma estigmatização a priori são conhecidos e a abordagem apresentada neste caderno se coloca de saída contra isso.

Por outro lado, requalificar esse tipo de relação não retira em nada a responsabilidade individual por comportamentos e atos repreensíveis. Além disso, uma relação implica no mínimo dois indivíduos. Aquele que poderíamos nomear “vítima” da pessoa dita “tóxica”, possui igualmente uma parte de responsabilidade, mesmo que pequena, no seio dessa relação – ao menos pela decisão de começá-la ou de continuá-la, ainda que seja pouco.

O Caderno de Exercícios para se libertar das relações tóxicas tem como objetivo:

  • Convocar cada um para o exercício de sua própria vigilância;
  • Aconselhar comportamentos pertinentes a serem adotados se uma relação se revelar realmente tóxica.

Fiquemos zen!

Quando temos a impressão de que uma de nossas relações nos coloca em situações desconfortáveis, o primeiro reflexo consiste em não se deixar invadir por uma emoção negativa. A toxicidade social se alimenta dessas emoções negativas, ainda que elas sejam justificadas a priori. Convém então voltar o mais rápido possível à calma, a fim de analisar com lucidez o que realmente está acontecendo.

Meditação e técnicas de respiração são bastante indicadas nesse caso.

Como reconhecer uma relação tóxica?

Uma vez a calma interior restabelecida, você pode agora se debruçar sobre uma relação específica que tenha dúvidas.

Clique aqui e tenha acesso a um teste para identificar um risco inicial de toxicidade na relação que você escolheu.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de adquirir o Caderno de Exercícios para se libertar das relações tóxicas e saiba o que fazer para se livrar de um relacionamento tóxico.

Adquira já