Lançamentos – 17.08

Nos lançamentos da semana, novos títulos de Sociologia, Autoconhecimento e Educação e Pedagogia:

Alienação e aceleração: por uma teoria crítica da temporalidade tardo-moderna

Autor: Hartmut Rosa

R$ 39,00

EM QUE CONCEITO DE BOA VIDA A TEORIA CRÍTICA DA ACELERAÇÃO SOCIAL SE BASEIA? QUAL É O OUTRO DA ALIENAÇÃO? O QUE É UMA VIDA NÃO ALIENADA?

Há tempos, os críticos do conceito de alienação têm corretamente apontado que algumas formas de alienação devem ser momentos inevitáveis e mesmo desejáveis de qualquer vida humana, de modo que qualquer teoria ou política intentando erradicar as raízes da alienação é certamente perigosa e potencialmente totalitária. Consequentemente, ao longo deste livro, não buscaremos determinar a visão de uma vida completamente não alienada, mas recapturar momentos da experiência humana não alienada. Minha esperança é que isso forneça um novo parâmetro para a avaliação da qualidade da vida humana. Talvez seja muito otimista, mas ao menos isso poderia prover a base para uma teoria crítica que identifica aquelas tendências e estruturas que prejudicam a possibilidade de viver a experiência desses momentos.

Sobre o autor:

Hartmut Rosa é professor de Sociologia e Teoria Social na Universidade Friedrich-Schiller em Jena, Alemanha, e diretor do Max-Weber-Kolleg na Universidade de Erfurt. Além disso, já atuou como diretor da conferência internacional anual “Filosofia e Ciências Sociais” em Praga, e por muitos anos foi vice-presidente e secretário-geral do Comitê de Pesquisa (Cocta) da Associação Internacional de Sociologia (ISA). Também editou a revista internacional Time & Society. Recebeu inúmeros prêmios; entre eles, o Tractatus Award, o Erich Fromm Preis e o Annual Rob Rhoads Global Citizenship Education Award 2020.

Caderno de exercícios de hipnose

Autor: David Ogez

R$ 19,80

Nosso inconsciente conhece a cura para a ansiedade. Isso porque na hipnose você não precisa fazer nada, mas sobretudo… deixar acontecer! A eficácia da sugestão hipnótica é agora comprovada não só por ciências modernas na dor, na anestesia, mas também nos tratamentos de ansiedade e vícios. Longe vão os dias em que a hipnose era considerada mágica. Hoje, a hipnose está se tornando cada vez mais essencial em hospitais e consultórios de psicoterapia. Por meio de vários exercícios, você aprenderá o que realmente é a hipnose, como induzir um estado auto-hipnótico, como aprofundar este estado e sobretudo como permitir a mudança e resolver certas dificuldades físicas e morais (como reduzir uma sensação dolorosa ou atenuar uma emoção que é muito forte)!

Sobre o autor:

David Ogez é doutor em Psicologia e psicoterapeuta, usa a hipnose médica em sua abordagem clínica diária. Trabalha em oncologia há mais de 16 anos e também é autor de vários artigos empíricos e clínicos. É codiretor de um trabalho coletivo sobre hipnose na medicina do câncer. Atualmente está estudando cientistas nesta área e procura melhorar a qualidade de vida de pacientes em uso de hipnose.

Sugestões oportunas – Guia para a Sabedoria

Autor: C Torres Pastorino

R$ 21,00

É um pequeno livro de orações e meditações curtas. Os temas são variados e se prestam a momentos concretos da vida: alegria, gratidão, dor, tristeza, convivência, etc. Os ensinamentos têm embasamento evangélico e místico.

A vida e o trabalho docente

Autor: Ivor F. Goodson

R$ 70,00

À medida que a década de 1980 avançava, um controle cada vez mais centralizado era exercido sobre o currículo enquanto padrão global. Isso significava que padrões anteriores de construção e contestação ao currículo foram substituídos por um centralismo muito mais burocrático. A partir de então, a compreensão de disputas sobre o currículo e a distribuição deste seria uma empreitada muito mais sociológica e política. Em certo sentido, as disputas sobre a educação passaram de questões de construção e apresentação do currículo a questões de crença e pedagogia dos professores. Isso ocorreu porque a definição centralizada do currículo era um processo bastante oculto que não podia ser estudado ou desembaraçado da maneira anterior. Assim como o ponto de contestação passou da construção do currículo para a crença dos professores e a pedagogia em sala de aula, alguns pontos do estudo sobre o currículo também precisaram mudar, pois era nas disputas em sala de aula e nas disputas políticas escolares que poderíamos começar a entender como o currículo de fato estava sendo processado e transmitido. Logo, boa parte do meu trabalho passou da história do currículo convencional para um tipo de estudo muito mais concentrado na história de vida docente.

Sobre o autor:

Ivor F. Goodson é referência internacional no campo do currículo para pensar as reformas educativas. Trabalhou em universidades na Europa, Canadá e Estados Unidos e ocupou cargos de visitante em muitos países. Atuou como professor de Teoria da Aprendizagem no Centro de Pesquisa em Educação da Universidade de Brighton, no Reino Unido, e é professor de Pesquisa Internacional na Universidade de Tallinn, na Estônia. Especializou-se em história de vida, pesquisa narrativa, nas vidas e carreiras dos professores e no profissionalismo docente. Além disso, Ivor é o editor fundador do Journal of Education Policy e editor europeu da revista Identity.