Folhinha 2022: publicação traz curiosidades e evangelização para o seu dia a dia

Adquira a sua clicando aqui!

Há 83 anos, os lares brasileiros contam com um convidado especial no dia a dia das famílias. A Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, publicada pela Editora Vozes, é tradicional, e tê-la em casa, é costume passado de geração em geração.

A publicação é a mais antiga da área no país. Em 1940, o Frei Inácio Hinte idealizou o projeto do Manual de Instrução Religiosa, voltado para os fiéis católicos, seguindo o programa de atuação para a difusão do culto do Sagrado Coração de Jesus, popular no catolicismo desde os tempos do Pe. José de Anchieta.

Através da mobilização dos Frades Franciscanos, que espalharam revendedores em todas as partes do país, a Folhinha tornou-se conhecida nacionalmente. A missão era propagar o produto como forma de evangelização.

A publicação logo conquistou milhares de católicos com seu conteúdo diverso. Além do prático calendário, o leitor recebe diversas outras informações, como a liturgia, textos, lembretes de datas comemorativas, receitas, frases especiais, entre outros.

Frei Edrian Pasini é o organizador da Folhinha desde 1994 e para ele é uma honra exercer essa função, pois cresceu coma Folhinha dentro de casa. Segundo ele, quando eu era criança, sua mãe destacava as pagelas, e ele lia as mensagens, os pensamentos e as piadas. Junto aos seus irmãos, lia alto e se entretinham com seus temas.

Para Edrian, um dos momentos mais marcantes, desde que começou a organizar a Folhinha, aconteceu em 1999.

– “A Folhinha traz impressos os números dos dias de domingo em vermelho, porém, em 1999, por decisão da editora, foram impressos em tinta preta. Naquele ano, um padre xaveriano, que trabalhava com os indígenas Kayapó, em São Félix do Xingu, no Pará, escreveu para nós. Ele utilizava a Folhinha em sua missão, e reclamou da ausência da cor. É que, naquela língua, os domingos eram identificados pela cor vermelha da Folhinha. Os índios Kayapó chamam o domingo de “pi ôk kamrêk”, que significa “papel vermelho”. Assim, na edição de 2000, a Folhinha retornou com os domingos e feriados impressos na cor vermelha. Isso mostra o seu alcance e o quanto se tornou referência aos nossos leitores.”, lembrou ele.

Nas redes sociais

A página da Folhinha no Facebook, que conta com mais de 10.000 curtidas, publicou em 2020 uma série de vídeos feitos com os leitores e livreiros que adquirem a publicação há muitos anos. Em 2021, ofereceremos o espaço para os autores que nos honram com suas palavras na pagela diária. Em nosso canal no Youtube estão sendo publicadas as falas de Chico Alencar, Ir. Roberta Peluso e Frei Clauzemir Makximovitz, entre outros.

Clique aqui para acessar a página e aqui para acompanhar os vídeos no canal da Editora Vozes.

Aplicativo da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Você sabia que a Folhinha também está presente nos smartphones? Vá até sua loja de aplicativos e baixe agora mesmo o da Folhinha! Clique aqui para baixar a Folhinha no Android, e aqui para baixar a Folhinha no IOS.

Sua compra ajuda a Juventude Franciscana do Brasil

Este ano, parte do valor das vendas da Folhinha será revertida para a Juventude Franciscana do Brasil (JUFRA), formada por jovens que sentem o chamado do Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular. Saiba mais: www.jufrabrasil.org.


A edição de 2022 da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus já está disponível para compra. Adquira agora mesmo em nosso site clicando aqui, ou nas principais livrarias de todo país.