Juventude Franciscana do Brasil será beneficiada com as vendas da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Este ano, parte do valor das vendas da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus 2022 será revertida para a Juventude Franciscana do Brasil (JUFRA), formada por jovens que sentem o chamado do Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular.

A JUFRA tem por principais objetivos: levar o/a jovem a um compromisso de vida evangélica, em fraternidade, segundo o carisma franciscano, inserindo-o/a na caminhada da JUFRA como leigo/a comprometido/a, estimulando-o/a ao ingresso na Ordem Franciscana Secular como aprofundamento da sua vocação; despertar para o compromisso de vida, inserido nas realidades presentes no contexto da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil e na América Latina; motivar a vivência dos valores franciscanos: conversão evangélica, contemplação ou vida de oração, pobreza em espírito, fraternidade, apostolado e inserção no mundo; despertar nos/as jovens uma consciência sócio-político-ambiental dentro dos princípios da mística franciscana; e desenvolver iniciativas que promovam a vida, a paz, a justiça, a fraternidade universal e outros aspectos atinentes à espiritualidade franciscana.

A JUFRA compreende membros de quatro categorias distintas: Infância Franciscana (Infância); Micro Franciscanos (pré-adolescentes); Mini Franciscanos (adolescentes); e Jufristas (jovens de 15 a 30 anos incompletos). A idade de 15 anos para ingresso na JUFRA é o limite mínimo e a admissão dos membros é feita na Fraternidade Local através de inserção pessoal espontânea ou por convite. Concretiza-se com a participação na Formação da Infância Franciscana, Micro Franciscanos, Mini Franciscanos, e para o Jufrista com o Ritual do Compromisso Franciscano de Vida, a ser realizado no Retiro Inicial da Formação Base da JUFRA.

Os jufristas têm direito à: receber formação humana, cristã, franciscana e sócio-político-ambiental, conhecimentos sobre a história da Igreja e sobre a influência que o franciscanismo secular exerceu e deve exercer na sociedade; votar e ser votado para serviços da JUFRA, desde que seja jufrista percorrendo pelo menos a FBJ e esteja comprometido com a caminhada; e aceitar os serviços da JUFRA, em espírito de doação, colaboração e minorismo.

A JUFRA do Brasil se organiza em Fraternidades de vários níveis: Local, unidade básica de organização e vivência, na qual o jufrista recebe uma formação integral com o objetivo de viver plenamente o carisma franciscano de seu compromisso de vida, inserido em seu grupo social; Regional, organismo social e unidade territorial que agrupa Fraternidades de um ou mais Estados da Região; e Nacional, organismo social e unidade territorial, que agrupa todas as Fraternidades da JUFRA do Brasil. Os Regionais da JUFRA do Brasil e seus respectivos Estados e Áreas correspondentes são: Área Norte: Regional Norte 1 (AM, RR e AC), Regional Norte 2 (PA Leste e AP) e Regional Norte 3 (Pará Oeste); Área Nordeste A: Regional Nordeste A1 (MA), Regional Nordeste A2 (CE e PI) e Regional Nordeste A3 (PB e RN); Área Nordeste B: Regional Nordeste B1 (PE e AL), Regional Nordeste B2 (SE), Regional Nordeste B3 (Bahia Norte) e Regional Nordeste B4 (Bahia Sul); Área Sudeste: Regional Sudeste 1 (MG), Regional Sudeste 2 (RJ e ES) e Regional Sudeste 3 (SP); Área Sul: Regional Sul 1 (PR), Regional Sul 2 (SC) e Regional Sul 3 (RS); Área Centro-Oeste: Regional Centro (DF, GO e TO) e Regional Oeste (MS, MT e RO).

Conversamos com José Douglas S. C. de Souza, Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, para saber mais sobre a instituição. Confira abaixo!

Qual a sua função na JUFRA?

Atualmente sirvo a Juventude Franciscana do Brasil como Secretário Fraterno (presidente) Nacional. Nossa principal função é articular as atividades da JUFRA nas diversas Regiões do Brasil, em entendimento constante com o Secretariado Nacional e Secretariados Regionais. 

Como e quando ingressou na JUFRA?

Ingressei na JUFRA no ano de 2008 a convite de uma amiga de escola que já fazia parte (Priscylla). Fui participando dos encontros e cada vez mais me deixando apaixonar por esse verdadeiro ideal de vida. Sou muito grato à JUFRA! 

Para a JUFRA, qual a importância dessa parceria com a Editora Vozes?

Primeiro ponto que destaco é o maior entrosamento enquanto Família Franciscana, ou seja, frades, irmãs, OFS e JUFRA. Isso é primordial, especialmente nos tempos em que vivemos, só vivendo como irmãos podemos construir um mundo novo, viver a verdadeira fraternidade. Outro ponto é essa parceria, os caminhos que cada vez mais se abrem, precisamos conhecer melhor nossa sociedade e assim desenvolver iniciativas que promovam a vida, a paz, a justiça e a fraternidade universal. 

Quantos membros a JUFRA tem atualmente?

De acordo com o nosso último censo, somos 2.300 jovens dos diversos estados da nossa nação, espalhados em mais de 130 fraternidades locais. 

Como esse repasse nas vendas da Folhinha do Sagrado Coração de Jesus vai ajudar a JUFRA e seus projetos?

Vai nos ajudar especialmente em uma das prioridades que foram elencadas no nosso último Congresso Nacional (assembleia), a questão do fortalecimento das fraternidades locais, ou seja, as bases do nosso movimento. Com a pandemia, muitas fraternidades ficaram sem realizar os seus encontros presenciais, bem como os encontros ‘online’, visto a falta do acesso à internet, por exemplo. Assim, iremos investir nesse fortalecimento, com visitas fraternas, momentos de formações e motivação. 

Quais as principais áreas em que a JUFRA precisa de ajuda?

Talvez a demanda mais urgente seja pela renovação das ferramentas utilizadas nos meios de comunicação, com melhores ferramentas para preparação de materiais e também capacitação de jufristas para desempenharem esse papel.  

Além disso, a pandemia enfraqueceu sobremaneira as fraternidades locais, ao que se faz necessário que a fraternidade nacional apoie a reestruturação dessas fraternidades, principalmente fortalecendo as fraternidades regionais e possibilitando que as lideranças visitem as fraternidades locais e planejem o retorno total dos encontros e das ações. Infelizmente isso se torna muito difícil na maioria das localidades do país em decorrência da distância entre as cidades e da capital para o interior. Mas certamente é uma urgência para nós.  

Resumidamente, se formos elencar as principais áreas que precisamos de ajuda, seriam: apoio para a modernização da comunicação, suporte às fraternidades locais (principalmente as mais fragilizadas pela pandemia), apoio das ordens religiosas, em especial a Ordem Franciscana Secular para o fortalecimento e expansão da Jufra. Reconhecendo, claro, que todos esses pontos necessitam também da nossa atuação como jufristas para serem solucionados e que estamos tentando dar passos em direção a esses sonhos, com consciência das nossas inúmeras limitações.  

Como as pessoas podem ajudar a JUFRA?

Temos a Rede de Benfeitores e Benfeitoras da JUFRA do Brasil, irmãs e irmãos que acreditam e ajudam em nossa missão e se envolvem através de uma doação, de qualquer valor, que pode ser mensal, semestral ou anual. Temos um WhatsApp (92-99176-5634), você entrando em contato, nosso irmão Rodrigo Santos que é o responsável por essa articulação irá explicar direitinho os próximos passos. Podem entrar em contato conosco também através das redes sociais da JUFRA do Brasil (@jufradobrasil – Instagram e JUFRA do Brasil – Fanpage). 

A JUFRA gostaria de enviar alguma mensagem para os nossos leitores?

Queremos agradecer a todos aqueles que compraram a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, esse produto que já marcou e marca tantas famílias brasileiras, vocês estão ajudando esse ano a Juventude Franciscana do Brasil, composta por diversos jovens que ousam viver a experiência de vida crista em fraternidade, a luz da mensagem de São Francisco de Assis. Nosso muito obrigado! Obrigado a Editoras Vozes por acreditar nessa juventude, que juntos possamos construir uma “nova sociedade, a Civilização do Amor, baseada na prática da Justiça Social e da promoção da Paz” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser). Recentemente, nosso Papa Francisco declarou: “”Hoje a fraternidade é a nova fronteira da humanidade. Ou somos irmãos, ou nos destruímos mutuamente”. Sendo assim, que possamos cada vez mais vivermos essa fraternidade universal! 


Adquira agora mesmo a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus clicando aqui e ajude a JUFRA.

Confira os vídeos que a JUFRA fez exclusivamente para nosso canal no Youtube clicando aqui, aqui e aqui.