A Covid-19: A Mãe Terra contra-ataca

Um despertar para a consciência ecológica

Como, e por qual motivo, a humanidade está sendo atacada por um vírus mortal? Essa é uma das perguntas que o autor Leonardo Boff tenta responder no lançamento A Covid-19: A Mãe Terra contra-ataca a Humanidade. Entre outros questionamentos, o teólogo busca entender como o homem está lidando com toda a situação e a mensagem de socorro que a natureza está tentando passar. Mesmo com tantas questões, Boff acredita que sairemos mais fortes, com novos hábitos e criando relações de respeito e cuidado com o outro.

Ao longo do texto, o professor desenvolve a tese de que o coronavírus é um contra-ataque da Terra às agressões que sofre há milhões de anos por danos causados pelo homem.

Segundo o autor, a doença que, atualmente, assola a humanidade está definindo um novo rumo para a sociedade e é preciso prestar atenção nos sinais que a natureza está enviando.

Além de uma explanação sobre o coronavírus, a publicação procura despertar a consciência ecológica. Mesmo com todo o mal já causado pela humanidade contra a natureza, ainda há tempo de reverter a situação e salvar a Terra de um apocalipse ecológico.

Resumo:

Neste livro, o autor Leonardo Boff fala sobre a doença que, atualmente, assola a humanidade e que está definindo um novo rumo para nossa história. O coronavírus é um contra-ataque da Terra às agressões que vem sofrendo por danos causados pelo homem. Mas, o autor acredita que ainda há tempo.

Sobre o autor:

Leonardo Boff (1938) foi por mais de 20 anos professor de Teologia Sistemática no Instituto Franciscano de Petrópolis e posteriormente professor de Ética, Filosofia da Religião e de Ecologia Filosófica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi também professor-visitante em várias universidades estrangeiras. Por muitos anos coordenou as publicações da Editora Vozes, especialmente a obra completa de C.G. Jung. É membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, da qual é um dos co redatores. Em 2002 foi galardoado pelo Parlamento Sueco com o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por associar ecologia com justiça social e espiritualidade. É autor de quase cem livros, na sua maioria publicados pela Editora Vozes, vários ligados diretamente à ética, como Ética e moral (2003); Ethos mundial (2000); Ética da vida (2009); Virtudes para um outro mundo possível (obra em 3 vols.: 2005-2006) e temas de ecologia, entre os quais se destacam: Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres (2015); Opção Terra (2009); Cuidar da Terra, proteger a vida (2010); O Tao da Libertação: explorando a ecologia da transformação, escrito com o cosmólogo Mark Hathaway (2012).