“Todos conhecemos indivíduos maquiavélicos, mesmo que não os reconheçamos”, Tamás Bereczkei

Título: Mentes maquiavélicas

Autor: Tamás Bereczkei

“Mas é necessário […] ser um grande fingido e
dissimulador; e os homens são tão simples e tão sujeitos às necessidades presentes que, aquele que busca enganar, sempre encontrará alguém que permitirá ser enganado.”
Maquiavel

Manipulação, amoralidade, cinismo, frieza emocional e falta de empatia. O autor deste livro afirma: “Todos conhecemos indivíduos maquiavélicos, mesmo que não os reconheçamos”.

Muitas vezes, a ideia de que apenas líderes ou pessoas excessivamente autoritárias são maquiavélicas faz com que seja difícil perceber que indivíduos comuns podem apresentar algum nível de pensamento maquiavélico.

Mas como alguém com este perfil, aparentemente negativo, conseguiria sucesso? Seu segredo está nas diversas estratégias combinadas para enganar as pessoas e levá-las a agir conforme sua vontade. Em geral, o maquiavélico possui um relacionamento bem próximo à pessoa manipulada. Ou se aproveita de um momento em que uma emoção mobiliza o outro. O ambiente também influencia muito, quanto menos regulado melhor para sua estratégia. Além disso, a manipulação tem uma estreita ligação com a mentira. Acredite, os maquiavélicos mentem de forma extremamente convincente e efetiva.

Será, então, que é possível entender como funcionam essas pessoas que usam as outras como meio para alcançar os próprios objetivos?

Este livro tem como proposta justamente explorar as complexidades do traço maquiavélico em relação à atitude, ao comportamento e à personalidade a fim de que o leitor seja capaz de identificar e entender como funciona uma mente maquiavélica. Ao integrar resultados de pesquisas e experiências de diversos ramos da psicologia, o autor apresenta, de forma acessível, um panorama a respeito dos traços psicológicos, causas e motivos que orientam o comportamento de um maquiavélico.

Por Aline dos Santos Carneiro
Editora