A vantagem do quociente emocional, por Livia Mandelli

A autora do prefácio do livro A vantagem do quociente emocional, Livia Mandelli, apresenta a obra.

Ter um alto quociente emocional é essencial tanto para o nosso autodesenvolvimento quanto para o desenvolvimento de nossas inter-relações. Muitas vezes, vamos levando a vida da forma que julgamos ser conveniente e acreditamos que isso basta. Só que a história não é bem essa! Acabamos nos contentando com níveis muito baixos de nossa performance humana.

Dr. Stein e Book, no livro “A Vantagem do Quociente Emocional”, trazem a luz a importância do desenvolvimento da nossa inteligência emocional em ambientes sociais e organizacionais. Eles defendem que é através da autoconsciência de nossas emoções que conseguimos uma alta performance emocional. Além disso, os autores trazem à tona o aprofundamento de todas as sub competências do assessment EQI 2.0 que é um assessment global de inteligência emocional.

O olhar dos autores e altamente comprovado cientificamente, a inteligência emocional se agrupa em cinco macro competências, são elas: composição de auto percepção, composição de auto expressão, composição interpessoal, composição de tomada de decisão e composição de gerenciamento de stress. A junção de nosso desempenho emocional em todas estas competências forma a nossa inteligência emocional.

É através de uma enorme vontade ou necessidade que conseguimos nos tornar autoconscientes dos gatilhos emocionais, de nossas emoções e das nossas atitudes, é então, a partir deste momento que a mágica acontece.

“Quanto mais nos dedicarmos a observar nós mesmos de forma interior, mais conseguiremos adaptar o nosso mindset e consequentemente nossas atitudes, elevando assim nossos níveis de inteligência emocional”.

O ponto mais crítico desta inteligência é que ela é situacional, isto significa que podemos acessar nossa inteligência emocional hoje e estarmos com ela em alta e então, paramos de nos auto conscientizar de nossas emoções, paramos de gerenciar o stress, paramos de investir em relações mutuamente saudáveis e ainda deixarmos de conseguir controlar nossos impulsos e aí o nível de IE  abaixa de novo.

Para ser um individuo inteligente emocionalmente e colher os frutos de auto e inter-relacionamento nada mais básico que investir em entender a si mesmo e praticar constantemente o uso da Inteligência Emocional.

Aliás, vale a pena mesmo pois o bem-estar humano está ligado a prática de quatro competências que são acessadas no EQI 2.0, mas não pense que vou te contar quais são elas, você precisará ler o livro.

Boa leitura e ótima jornada para dentro de si mesmo (a).

Livia Mandelli