Psicopedagogia – Desafios e prática no contexto educativo
Por: Gislene de Campos Oliveira, Lucila Diehl Tolaine Fini, Evely Boruchovitch e Rosely Palermo Brenelli (organizadoras)
A obra Psicopedagogia – Desafios e prática no contexto educativo tem como objetivo responder a uma demanda constante e crescente de psicopedagogos e professores que buscam por uma prática subsidiada por sólidos fundamentos teóricos. Visa oferecer ao leitor contribuições de diferentes tendências teóricas e problematização de temáticas atuais, além de resultados de pesquisa que possam ser úteis para a prática do psicopedagogo em clínicas, escolas, e outras frentes de trabalho. Tem como público alvo psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores, professores, pais e profissionais de áreas afins.
Seus capítulos trazem temas atuais tais como Bullying nas escolas e atendimento de vítimas e de quem pratica o bullying; sugestões para contribuição da escola e da família na promoção da motivação para aprender; discussão de procedimentos para ativar e manter a consciência metacognitiva dos estudantes, tendo em vista fortalecer os processos autorregulatórios no contexto educativo e familiar; gerenciamento do tempo – estratégias para ajudar estudantes para organizar atividades escolares e pessoais; panorama da Educação Inclusiva em Portugal – sugestões para o atendimento psicopedagógico; experiência de tutoria entre pares no ensino superior, sucesso acadêmico e inclusão acadêmica; o jogo e a construção do conhecimento matemático, jogo Quilles e problemas de estrutura aditiva; renovação em educação – aspectos urgentes e exigências da sociedade do século XXI.
É o sexto livro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), criado em 1991. Desde a sua criação, o grupo tem como foco o estudo e a pesquisa na área, o debate e a reflexão sobre temas e questões relacionadas à psicopedagogia, psicologia e educação. Seu conteúdo reúne reflexão, estudo, experiência e prática, decorrente do trabalho de muitos anos em Psicopedagogia deste grupo. Seus capítulos foram escritos pelos membros do GEPESP e renomados estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais convidados, compartilhando com os leitores conhecimentos importantes e atuais.
As organizadoras esperam que a obra seja mais uma valiosa contribuição para a área e que possa ser de grande utilidade para Educadores e, em especial para psicopedagogos, e para todos os que se preocupam com a Educação e objetivam uma melhor experiência de aprendizagem de crianças, jovens e adultos.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!