Mulheres que tocam o coração de Deus: livro é um convite a orar no feminino

Uma data tão especial, que merece um lançamento exclusivo. Para comemorar o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), a Editora Vozes lança o livro “Mulheres que tocam o coração de Deus”, da autora Maria Cecilia Domezi. Pensado para presentear as mulheres, a obra é um convite a orar no feminino.

“O livro é só uma mediação para o mergulho em Deus-Amor. Por isso, propõe-se a utilização dele num espírito de liberdade. As biografias e as orações formuladas são como pinturas para se inspirar, ou como degraus para descer ao mais profundo de si mesma, para ali encontrar Deus Uno e Trino. Por isso, tanto vale seguir a ordem das partes e dos capítulos, como buscar a cada vez um capítulo, conforme a necessidade ou a motivação”, comenta a escritora.

O que não impede os homens de serem contemplados com a leitura, como indica Cecilia: “É claro que esta sensibilidade é importante também para os homens! E estas páginas podem ser compartilhadas por homens, como fazia o marido de Isabel da Hungria. Enquanto ela estava em oração, ele permanecia a seu lado e segurava suas mãos”.

Ao todo, o livro é dividido em quatro partes, que traz histórias e testemunhos de grandes mulheres da história, como Maria, Joana D’Arc, Teresa Dávila, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce e Zilda Arns.

Inspirado no testemunho de diversas mulheres, a maioria delas historicamente situadas, o texto apresenta quatro partes, escritas em uma sequência cronológica. Cada parte é formada por diversos pequenos capítulos, que trazem a biografia resumida de uma mulher, seguida de um convite à oração. Segundo a autora, a intenção foi oferecer um singelo instrumento de oração e espiritualidade.

“Essa divisão em partes com seus respectivos capítulos segue uma temática que constitui como um fio da meada. É o fio do amor solidário, operante na gratuidade e na eficácia. É amor de gratuidade, na doação de si, no serviço aos outros. Esse amor é eficaz na inteligência, nas táticas miúdas e na união com outras pessoas de bem”, argumenta.

Ao todo, as quatro partes do livro são contextualizadas nas seguintes fases: testemunho de mulheres que está guardado na memória bíblica, mulheres do cristianismo originário, inspirações da época da Idade Médica e chegada da modernidade e cristãs da época contemporânea. Dentre os muitos exemplos que aparecem no texto, podemos citar Maria, Joana D’Arc, Teresa Dávila, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce e Zilda Arns.

E como todas essas mulheres, citadas nas linhas do livro, tocaram o coração de Deus? Maria Cecilia explica que aproximando-se Dele. “Tocar supõe o máximo de proximidade. Elas O tocaram ao cultivarem em si uma especial proximidade com Ele. Ao fazerem experiência do amor de Deus, ao se entregarem de corpo e alma ao Deus-Amor, ao refletirem Deus em sua compreensão e vivência. E Deus, dizendo com nossas palavras humanas, sentiu-se tocado pela coragem da fé ativa dessas mulheres. Deus confirmou o testemunho delas”, encerra.