Lançamentos – 01.05
A obra do filósofo norte-americano John Rawls (1921-2002) é um marco na linhagem liberal, representa a tentativa de legitimar o Estado de Direito a partir do debate público acessível a todos. Estudar a filosofia de Rawls é um esforço de reflexão sobre a liberdade e a igualdade, construídas através da participação pública no debate político e jurídico, afastando a violência como ação política. Rawls concebeu a “razão pública” como via de acesso ao poder, ele foi uma voz a favor da liberdade e da tolerância em um mundo marcado pela intolerância. Sua obra é de um valor imprescindível para a defesa da liberdade dos povos e um convite para o cidadão refletir sobre sua responsabilidade com a política.
Dinâmicas para aulas de Língua Portuguesa
Muitas vezes, os alunos compreendem o que pesquisaram ou o que o professor ensinou, mas se não insistirem no assunto e/ou exercitarem, será mais difícil de se apropriarem de tudo. Então esta é a intenção de se usarem os jogos nas aulas de Português: que juntos participem de todas as discussões, reforcem ou aprendam o conteúdo; além disso, consigam ter domínio quanto às regras de convivência social, que respeitem a vez do outro; que saibam o momento certo de falar e ouvir etc. Os jogos propostos neste livro têm como objetivo principal que a aprendizagem aconteça a partir do momento em que se trabalha com o conteúdo, que todos se exercitam individualmente e em grupo, com a necessidade de troca de conhecimentos.
Este é um livro de espiritualidade para esses tempos de crise. Reúne textos que nos convidam a refletir sobre a atual conjuntura do Brasil e do mundo à luz dos valores do Evangelho. Muitas indagações são levantadas ao longo destas páginas: Deus faz silêncio? Existe uma religião do medo? O capitalismo é também uma religião? Ser gay é um desvio? Como se relacionam fé e afeto? Frei Betto aborda, em linguagem cristalina, a crise da vida espiritual e abre sendas de esperança. Tolerância, fé e política, ética e justiça são temas recorrentes nessas páginas. Elas enriquecem a nossa subjetividade, animam a nossa espiritualidade e aprimoram a nossa consciência crítica.
Se quisermos salvar o planeta e preservar o dom da vida precisamos revisitar São Francisco e incorporar seu espírito de veneração, de respeito e de fraternidade sem limites. Para transmitir esse espírito, a narrativa, a poesia e o romance são mais adequados do que o conceito, a doutrina e os tratados. Esse é o valor deste livro do holandês Felix Timmermans. O escritor usa uma linguagem no modo de São Francisco, límpida, simples e poética. Narra os principais fatos da vida de São Francisco com grande beleza literária, com estilo evocativo e extremamente despojado.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!