Lançamentos – 08.05
Márcia Romero / Marcos Goldnadel / Pablo Nunes Ribeiro / Valdir do Nascimento Flores
O campo de Estudos da Significação, embora não possa ser considerado recente no Brasil, ainda não recebeu tratamento didático suficiente; praticamente inexistem propostas didáticas de abordagem dessa área, voltadas ao público iniciante nos estudos linguísticos. A ideia deste manual é, então, disponibilizar ao público de estudantes um material que sirva, simultaneamente, como introdução aos estudos do campo e como uma espécie de livro-texto (com sugestões de exercícios) aplicado a análises da Língua Portuguesa. Trata-se de uma obra coletiva que, somada ao Manual de linguística – Fonologia, morfologia e sintaxe, anteriormente publicado, busca contribuir para fornecer um conjunto de informações de referência que podem ser exploradas por todos os que se iniciam nos estudos da linguagem.
As emoções não são espontâneas, mas ritualmente organizadas. Reconhecidas em si e significadas aos outros, elas mobilizam um vocabulário e movimentos precisos do corpo que diferem segundo as culturas. Para a antropologia, a esfera das emoções provém da educação; ela é adquirida de acordo com as modalidades particulares da socialização da criança, não podendo ser considerada mais inata do que a própria língua. Todo ser humano é dotado da capacidade de entrar no universo simbólico que constitui a especificidade da condição humana. É isto que mostra David Le Breton nesta antropologia das emoções, onde ele analisa, entre outros, o estatuto do corpo na comunicação, os rituais do olhar, ou ainda o ofício de comediante, que oferece uma espantosa ilustração da forma com que as pessoas se apropriam de sinais e gestos para manifestar e dar vida às suas emoções.
Depois de criticar a visão dicotômica ou dualista e de apresentar a visão integrada do ser humano, esta obra estuda a revelação do Deus bíblico, do Deus que nos ama com total gratuidade (Graça), do Deus que quer nosso bem e nossa felicidade iniciados já no tempo atual de maneira ainda imperfeita e incompleta, enquanto se espera a plenitude escatológica (Salvação). Como podemos traduzir essa riqueza toda no nosso mundo atual? Começando pela realidade do ser pessoa, este livro explicita as relações fundamentais constitutivas da pessoa humana. A relação com Deus, as relações inter-humanas, as relações entre os seres humanos e o meio ambiente e as relações da pessoa consigo mesma formam o itinerário temático da obra de Rubio e são entendidas como relações a serem vividas na verdade e na sinceridade. A coleção Iniciação à teologia, em sua nova reformulação, conta com volumes que tratam das Escrituras, da Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Prática. Os volumes que estavam presentes na primeira edição serão reeditados; alguns com reformulações trazidas por seus autores. Novos títulos serão publicados à medida que forem finalizados. O objetivo é oferecer manuais às disciplinas teológicas, escritos por autores nacionais.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!