Lançamentos – 15.05

O Eclesiastes (O Qohelet) – [A sabedoria da lucidez]

Jean-Yves Leloup

Quem não conhece o grande Rei Salomão, filho de Davi e de Betsabeia? Quem é ele? O edificador do Templo de Jerusalém, célebre por sua sabedoria, pelo fausto dos seus palácios, pelo número das suas concubinas? O rei de um povo unificado, próspero e “milagrosamente” em “paz”? (Shalom, origem dos nomes “Salomão” e “Jerusalém”). Mas, assim como para Davi, talvez tenhamos que fazer a distinção entre a personagem histórica e a personagem imaginada pelos textos sagrados (Bíblia, Evangelho, Corão) e descobrir que a realidade histórica de Salomão é bem frágil, quase inexistente, diante da realidade imaginária, literária, arquetípica; isso nos lembra que a função dos textos sagrados (inspirados e poéticos) não é a de nos informar sobre a história de um lugar ou de uma época, mas a de nos contar histórias e mitos significantes e estruturantes para “a identidade” pessoal ou coletiva dos seus leitores ou ouvintes.

O Livro de Salomão – [A sabedoria da contemplação]

Jean-Yves Leloup

O Livro da Sabedoria permite abordar a questão da compatibilidade ou da incompatibilidade da religião e da filosofia, mas também a da não oposição possível ou impossível, da transcendência de Deus e da sua imanência no cosmo e na história. Daí a necessidade de um mediador ou de um intermediário, “terceiro incluso” que o Livro de Salomão chama de Sophia, e São João chama de Logos. O Livro da Sabedoria é realmente o livro que faz a articulação entre o Primeiro e o Segundo testamentos, assim como ele faz a articulação entre a revelação e a filosofia. À imagem desta sabedoria que mantém unidos, “sem confundi-los, sem separá-los”, thanatos e athanatos, o visível e o invisível, a Eternidade e o tempo, o Infinito e o finito, o homem e Deus.

O Cântico dos Cânticos – [A sabedoria do amor]

Jean-Yves Leloup

Um princípio da exegese hebraica afirma que cada versículo bíblico tem 70 sentidos diferentes… Isso é particularmente verdadeiro em se tratando do Cântico dos Cânticos. Poderíamos escrever um enorme volume sobre a história dos seus comentários, pois poucos livros foram mais lidos, traduzidos e comentados. O Targum, o Midrash, os textos rabínicos, dos antigos aos mais modernos, veem nele uma exposição da história de Israel em seus três grandes atos: a saída do Egito e o período bíblico até a destruição do Templo, o exílio e, enfim, a redenção messiânica. O Cântico dos Cânticos constitui o resumo de toda a Bíblia e de toda a obra da criação, é o resumo do mistério dos patriarcas, da escravidão no Egito e da libertação de Israel; é o cântico entoado no momento da passagem do Mar Vermelho. O Cântico dos Cânticos contém tudo aquilo que é, foi e será. Quanto mais lemos o Cântico, menos encontramos seu sentido e mais encontramos seu “charme”. Cada um lê o Cântico de maneira única; a intensidade da luz que dele recebe depende da capacidade e da abertura do seu olhar.

Liderança integral

José Vicente B. De Mello Cordeiro, Luciane Botto Lamoglia e Paulo R. A. Cruz Filho

Sua família, suas equipes de trabalho e sua empresa tem lhe tirado o sono? A busca por se tornar um líder melhor tem implicado abrir mão de sua vida pessoal? Você tem abandonado os seus sonhos? Suas decisões têm provocado crises de consciência e a sensação de que para ser um gestor efetivo é preciso deixar de ser você mesmo? Este livro é para todos aqueles que não se conformam diante de respostas positivas a estas questões. O pressuposto fundamental da liderança integral é o de que quanto mais nos desenvolvemos enquanto seres humanos íntegros, responsáveis e autênticos, mais efetivos tendemos a nos tornar como líderes e mais plenamente seremos capazes de viver nossas vidas. Para tratar da abordagem integral, o livro é dividido em duas partes: a primeira trata dos fundamentos da abordagem integral, detalhando a evolução histórica da humanidade rumo a uma era integral e o arcabouço teórico da abordagem integral. E a segunda aborda a liderança integral na prática, explicando e ilustrando cada um dos níveis da espiral da consciência, descrevendo a aplicação do modelo de liderança integral proposto neste livro.