La Grande Vallée - Casa do Pequeno Príncipe
A La Grande Vallée é uma CASA HISTÓRICA, onde conta-se e preserva-se a história do autor de "O Pequeno Príncipe", Antoine de Saint-Exupéry, um de seus hóspedes ilustres no final da década de 1920, juntamente com outros pilotos chamados Cavaleiros dos Céu, como Jean Mermoz, Henri Guillomet, e claro, o proprietário da casa na época, Marcel Reine. Ambientada com acervos do início da aviação francesa, explora-se a vida do autor e suas obras, (Correio Sul, Voo Noturno, Terra dos Homens, Piloto de Guerra), destacando-se evidentemente "O Pequeno Príncipe", grande sucesso da literatura mundial como pode ser notado na decoração da casa e seus arredores, como livros de diversas traduções, objetos, documentos, personagens do livro e demais acervos históricos, todos voltados aos primórdios da aviação francesa, da Latécoére e Aéropostale até os dias de hoje, com a companhia aérea Air France.
A propriedade, que pertenceu ao piloto Marcel Reine, era um reduto onde os aviadores gostavam do clima fresco da montanha e de fazer longas caminhadas e cavalgadas pelo vale e proximidades, divertindo-se com seus vinhos e queijos franceses, além de seu gramofone manual, uma forma de se esquecerem da realidade que os cercava, uma profissão repleta de perigos e desafios.
Em homenagem a sua terra natal, Reine apelidou a fazenda de "La Grande Vallée" e fez dela um reduto de seus convidados, entre os quais seu convidado ilustre Antoine de Saint-Exupéry e alguns intelectuais brasileiros da época, como Alceu Amoroso Lima e Augusto Frederico Schmidt.
Durante as escalas, entre um voo e outro, os amigos pilotos descansavam na propriedade de Marcel em vez de usar o alojamento da base aérea do Campo dos Afonsos (RJ). Porém, em 1932, Marcel Reine foi transferido e passou a atuar entre a Europa e África Ocidental. A fazenda, por sua vez foi vendida e loteada. A sede foi adquirida pela família do atual proprietário, José Augusto Cavalcanti Wanderley, que hoje zela minuciosamente pela preservação da memória dos aviadores franceses na região, tendo transformado a casa num memorial também dedicado ao Pequeno Príncipe.
A propriedade - La Grande Vallée está localizada na Estrada do Ribeirão Grande, n° 102 - Itaipava, Petrópolis - RJ, cuja entrada fica em frente ao Km 57 da BR 040, sentido Rio. E exatamente do outro lado da BR 040, no sentido Juiz de Fora, os visitantes podem conferir a vista da Pedra do Elefante, onde admite-se que o autor Saint-Exupéry possa ter se inspirado para desenhar o icônico elefante engolido pela jiboia nas primeiras páginas da obra.
Para chegar à casa, a 400 metros da rodovia, o caminho é todo sinalizado com placas indicativas, e além disso, chegando ao local, os visitantes podem conferir lindas plaquinhas com frases da obra, além da Fonte do Pequeno Príncipe, também referência do livro, e a pracinha com homenagem ao autor logo em frente.
Recebe-se visitantes de quinta a domingo, sempre às 11h, com agendamentos pelo número: (21) 993543179, ou ainda, pelo site www.lagrandevallee.com.
A visita dura cerca de 1h30, e toda a história e contextualização é apresentada pelo proprietário, José Augusto Cavalcanti Wanderley. Preservam a história de Saint-Exupéry de uma maneira didática e cultural, mantendo viva a responsabilidade de cativar seus admiradores.
Os visitantes também têm a possibilidade de adquirir, exclusivamente, na La Grande Vallée o livro "O Pequeno Príncipe" com capa personalizada. O projeto foi desenvolvido pela Editora Vozes em parceria com o proprietário da casa.
Desde do ano de 2019, a La Grande Vallée está incluída nas principais atrações do TripAvisor, maior site de informações turísticas do mundo, a La Grande Vallée vem recebendo a nota máxima de avaliações e ocupa o 1º lugar como o melhor para se visitar em Itaipava e o 6º lugar na cidade de Petrópolis, no ano de 2023, entre 156 atividades em toda a cidade. E no Google, vem recebendo a nota 4,8 de 5, em sua nota máxima.
Instagram @casapequenoprincipe
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!