Fundamentos da história e filosofia da educação

Por: Manoela Ferrari 

 

A tradição educativa ocidental determinou, por séculos, uma educação voltada para o saber cumulativo de conteúdo, intimamente ligado ao comportamento verbal dos professores, onde a preocupação maior sempre foi pautada na obtenção de grau quantitativo e não qualitativo. Esse modelo de escola já não nos leva a uma aprendizagem efetiva, pelo fato de estar em desarmonia não só com as mudanças de comportamento social, quanto aos avanços tecnológicos. Isso ficou evidente com a marcha da pandemia de Covid-19, que provocou uma mudança abrupta no modelo de ensino, com a introdução do hibridismo. Recuperar a perda de aprendizagem nesse período, considerando o melhor uso da tecnologia para a educação, tornou-se emergencial. 

Com a experiência de muitos anos de magistério na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da qual se tornou Doutor em Educação e professor titular de História e Filosofia da Educação depois de ter passado pelas áreas de Matemática e Administração Escolar e Educação Comparada, o Professor Arnaldo Niskier revisitou alguns fundamentos da história e filosofia da Educação. Com a colaboração da professora e jornalista Manoela Ferrari, registrou algumas lições para as novas gerações de educadores. É o futuro do Brasil que está em jogo, numa partida que perder significa prejuízos incalculáveis para todas as dimensões da sociedade.

Ainda não há respostas conclusivas de como deverá ser a melhor prática ou metodologia adotada no modelo híbrido de ensino que veio para ficar. Mas é fato que a travessia do período de crise derivada da pandemia levou os especialistas a concluir que não se pode voltar a lecionar apenas no modelo tradicional. É urgente reverter o quadro que ceifou o direito ao desenvolvimento pleno de uma geração inteira, anulada pela dificuldade de planejamento público e pela falta de priorização da educação.

O livro “Fundamentos da história e filosofia da educação” não tem a pretensão de ditar diretrizes, nem apontar métodos a seguir. Por ora, expõem-se, de forma didática, com linguagem clara e fartura de dados, os nossos desafios históricos, revisitando os modelos e as práticas que já deram certo. A intenção é fornecer dados para projetar, com maior lucidez, um futuro com as necessárias transformações estruturais das experiências educacionais.

Lições do passado e perspectivas para o futuro devem se unir para fornecer as ferramentas necessárias ao crescimento e à evolução permanente da sociedade. Esse é o propósito da obra.

 

 

 

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