Ensinando de um jeito que funciona
Por: Carmem Maria Sant’Anna e Fabrizia Rossetti
Você vai amar sua nova forma de ensinar. Os alunos também.
Você já reparou que quando o assunto é ensino e aprendizagem existem posições fortes e antagônicas? A pessoa pode amar as aulas e treinamentos ou está traumatizada e detesta participar.
Antes de escrever nosso livro, nós realizamos uma pesquisa sobre os desafios das pessoas que têm a missão de ensinar. Veja os principais pontos que apareceram:
- As pessoas não acham os treinamentos ou aulas engajadores.
- O treinamento poderia ser mais curto.
- É difícil reter e aplicar o que é ensinado.
- As aulas e cursos têm conteúdo superficial.
- Conteúdos não aplicáveis, irrelevantes ou apenas teóricos.
- Treinamentos sem métricas de aplicabilidade e eficiência.
Você se identifica com alguma destas dores? Nós, Carmem e Fabrizia, já passamos por todas essas situações, e muitas vezes nos sentimos frustradas com os resultados atingidos, tanto no ambiente corporativo como acadêmico.
Tudo mudou no momento que passamos a buscar um método que desse conta desses desafios. Encontramos a Andragogia e Análise Transacional como fonte de soluções para a aprendizagem de Adultos.
Testamos esse método por mais de 20 anos de prática em empresas de todos os segmentos e portes e também no ambiente acadêmico. É dessa experiência que surgiu o livro Ensinando de um jeito que funciona – Andragogia e Análise Transacional, editado pela Vozes.
O que você vai encontrar neste livro?
Nós mostramos de forma prática como aplicar os conceitos que abrangem tudo o que pode acontecer num treinamento.
As principais ferramentas para lidar com os desafios de ensinar adultos, tanto no ambiente corporativo quanto no educacional, são oferecidas. Veja como Ensinando de um jeito que funciona – Andragogia e Análise Transacional está estruturado:
- Contrato de Aprendizagem – Como criar auto responsabilidade na aprendizagem
- O processo da Andragogia e seus Elementos – como organizar a aprendizagem para adultos
- Os Princípios da Andragogia – como captar a atenção e gerar retenção na aprendizagem de adultos
- Os Estilos de Aprendizagem – como ensinar considerando o jeito específico de cada um aprender
- Ciclo de Aprendizagem Vivencial – como tornar as atividades
- Análise Transacional – como a forma de comunicação do facilitador interfere nos aspectos emocionais da aprendizagem do adulto.
Ensinando de um jeito que funciona – Andragogia e Análise Transacional traz para você princípios de como funciona a mente e os modelos de aprendizagem do adulto com inúmeras dicas práticas para você aplicar no seu dia a dia.
Consolidamos esses conceitos de uma forma que possa ajudar a todos os envolvidos em treinar pessoas a mudar de uma vez para sempre seus pesadelos com treinamento.
Os principais benefícios de aplicar esse conhecimento são os seguintes:
- Aprender a envolver os alunos adultos na aprendizagem e extrair deles a co-responsabilidade pelo processo.
- Criar aulas e treinamentos memoráveis e que façam sentido para as pessoas.
- Abandonar falsas crenças sobre a transmissão de conteúdos que podem estar bloqueando o fluxo da comunicação em sala de aula.
- Aplicar atividades e vivências que apoiem no aprendizado dos adultos, sem gerar constrangimento nas pessoas.
- Identificar os modos diferentes das pessoas aprenderem e usar as técnicas certas para cada Estilo.
- Usar o tempo em sala de aula de forma coerente com as necessidades reais do seu público de alunos.
Veja o que diz quem já leu o livro:
“Uma leitura descomplicada e repleta de exemplos práticos. Excelente para quem quer colocar a mão na massa e ter os alunos mais conectados em sua aula. As explicações dos conceitos, como por exemplo os 6 Princípios da Andragogia, são apresentados com clareza e seguidos de aplicação na prática. Carmem e Fabrízia fazem um casamento perfeito entre a AT e a Andragogia para explicar fenômenos que acontecem com as pessoas e grupos no processo de aprendizagem. E assim reforça o que prometem no título do livro”.
Erika Knoblauch – Consultora e facilitadora de aprendizagem
“Já estou colocando as dicas em prática. Durante a leitura parece que estou conversando com as autoras sobre o que acontece nas minhas aulas. Muito bom mesmo”.
Fábio Rossetti – Professor de Logística
Você pode também resgatar a alegria de compartilhar conhecimento e transformar os treinamentos em uma prática eficiente e prazerosa ao ensinar de um jeito que funciona.
Carmem Maria Sant´Anna é mestra em Educação, administradora, especialista em Gestão de Empresas e Gestão de Pessoas. Teve a oportunidade de começar a estudar aos 45 anos e nunca mais parou. Hoje é didata da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, membro certificada em Análise Transacional, Organizacional e Educacional pela Unat/Brasil e se dedica a formar educadores e gestores como vocação. Fundadora e diretora da SK Aprendizagem.
Fabrizia Rossetti é graduada em História, especialista em Educação e mestre em Sociologia. Há duas décadas se dedica a desenvolver pessoas e líderes, gerando resultados positivos para mais de 200 empresas. Velejadora e motociclista apaixonada por estratégia, inovação e mudanças. Diretora da SK Aprendizagem, é especialista em Aprendizagem de Adultos.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!