As religiões nórdicas da Era Viking
Por: Johnni Langer
O livro “As religiões nórdicas da Era Viking” apresenta, de forma inédita ao público de língua portuguesa, um panorama acadêmico das crenças e simbolismos na Escandinávia do período pré-cristão. Trata-se de um manual sintetizador, organizado por capítulos temáticos e voltado tanto aos estudantes e acadêmicos quanto ao público em geral, de entusiastas a admiradores do mundo medieval e nórdico antigo.
O primeiro capítulo (Os conceitos e metodologias) destina-se a todos aqueles que querem investigar o rico universo das crenças nórdicas, abordando questões do uso de conceitos, termos e métodos para desenvolver efetivamente as leituras e pesquisas.
O segundo capítulo (As fontes primárias) realiza uma síntese críticas dos principais textos literários, crônicas históricas, material iconográfico e arqueológico que contém algum tipo de referência às antigas crenças (narrativas, cultos ou ritos), facilitando ao moderno leitor e ao pesquisador o acesso direto para o universo religioso da Escandinávia.
No terceiro capítulo (Os mitos), alguns temas mitológicos e narrativos sobre deidades são analisados de um ponto de vista das principais pesquisas acadêmicas.
No mais longo e importante capítulo do livro (Os rituais), se discute as principais diferenças entre mito e rito na Era Viking, além de fornecer um balanço sistemático de diversos temas relacionados aos cultos e rituais, como as pesquisas toponímicas e históricas. O capítulo fornece um panorama temático aos tipos de rituais de um ponto de vista social (crise, cíclicos, passagem) e os cultos às principais divindades (Odin, Thor, Freyr e deusas).
Os locais e tipos de espaços onde foram realizados rituais são discutidos no capítulo cinco, atualizado com as mais recentes investigações arqueológicas no tema de edificações fechadas e locais da paisagem com significado sagrado.
O livro também contempla capítulos com temáticas muito populares, como a magia e as runas, enquanto que os símbolos religiosos são tratados praticamente com exclusividade pelo autor, devido ao pequeno número de pesquisas acadêmicas neste campo, tanto no Brasil quanto no exterior.
O último capítulo (Os mitos e ritos na recepção artística) aborda um campo extremamente popular em nossa época: como a arte, a mídia e a cultura pop ressignificaram e deram novo sentido para as temáticas religiosas dos nórdicos antigos.
O livro “As religiões nórdicas da Era Viking” é um manual de referência que serve tanto aos iniciantes nos estudos nórdicos quanto aqueles pesquisadores que já contam com certa experiência acadêmica. Ou ao leitor simplesmente interessado em conhecer com mais profundidade aquilo que a mídia trata com muita frequência, mas de forma superficial.
Johnni Langer é professor da UFPB e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandavos) e editor chefe do Scandia Journal of Medieval Norse Studies.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!