Dicionário de história das religiões na Antiguidade e Medievo

Embora um dicionário com termos próprios de um campo de pesquisa não seja incomum, a obra apresentada pela Editora Vozes, sob o título Dicionário de História das Religiões na Antiguidade e Medievo, traz a novidade de ser o resultado de anos de pesquisa brasileira no campo da História das Religiões. Também este livro, como os que precedem desde o século XIX, tem por objetivo sintetizar e sistematizar a pesquisa e as publicações realizadas nesta área.

Organizado por Johnni Langer, o Dicionário de História das Religiões conta com 137 verbetes, redigidos por 43 pesquisadores. Alguns dos vocábulos possuem características mais panorâmicas, outros monográficos, ou ainda conceituais.

Esta obra, como outras com mesmo objetivo, não possui todos os verbetes do campo que analisa, mas apresenta algo mais que apenas sintetizar o que foi escrito sobre os termos que escolhe. Ela os apresenta num contexto histórico, levanta questões e problemas a respeito deles, além de os ter sempre conectados por referências uns aos outros, bem como a outros temas externos, por meio de indicações bibliográficas.

Abrangendo Antiguidade e Medievo, possui um foco voltado a Euroásia em geral – considerando diversos povos, tradições e culturas das regiões da Ásia, Oriente Próximo, Mediterrâneo e Europa – de modo a ir além do trato comum, que se resume à uma Antiguidade Clássica ou ainda a um Medievo “protagonizado” pela figura da Igreja.

Assim, esta obra que visa ser uma ferramenta útil tanto para historiadores, antropólogos e teólogos, quanto para folcloristas, sociólogos e psicólogos, é um material adaptado às condições e realidades brasileiras tanto editorial quanto intelectualmente. Por isso, apresenta tradução para diversos verbetes antigos, como os de origem nórdica e eslava, preservando outros, para atender aos critérios dos autores originais dos textos.

Conta, por fim, com a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais. Entre as contribuições, o Doctorado en Ciencias de las Religiones da Universidade Complutense de Madri, Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba e o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (Neve).