Aprendizagens criativas
Por: Angela Cristina Munhoz Maluf
O ato de aprender para os sujeitos aprendizes, deve ser atraente e benéfico, para que isto aconteça, os Mediadores de Aprendizagens necessitam ter flexibilidade para modificarem planos e atividades à medida que os sujeitos aprendizes constroem as capacidades e os conhecimentos propostos. O livro Aprendizagens Criativas – Sugestões Inovadoras para Ensinar, significa as aprendizagens Criativas, como novas estratégias educativas que Mediadores de Aprendizagens (educadores, entre outros profissionais) poderão desenvolver em suas práticas no dia a dia em diversos espaços de aprendizagem, de maneira que possam ensinar e intervir significativamente na aprendizagem de sujeitos aprendizes por meio de atividades lúdicas.
A atividade lúdica é a própria ação vivida pelo aprendiz, consentindo que ele vivencie sua interação e sua autonomia nas ações propostas pelos Mediadores de Aprendizagens. Desta forma as aprendizagens criativas, tornam-se propostas recreativas inovadoras e desafiantes, de caráter físico e mental. Elas poderão ser inseridas nos espaços de aprendizagens por meio de atividades corporais ou intelectivas, capazes de descontrair o sujeito aprendiz e possibilitar a expressão do agir e interagir, sendo para ele um laboratório de novas e contínuas aprendizagens.
É muito importante que o Mediador de Aprendizagens, tenha a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. A criatividade precisa estar presente no dia a dia em espaços de aprendizagem e sobretudo nas ações dos Mediadores de Aprendizagens.
Os sujeitos aprendizes, através das aprendizagens criativas, podem desenvolver ou aperfeiçoar diversas habilidades, enfim todos os aspectos básicos para o processo de aprendizagem do aprendiz, que está em constante formação e transformação.
As aprendizagens criativas, quando usadas nos espaços de aprendizagem de forma organizada, serão ferramentas indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem em qualquer faixa etária que o aprendiz se encontra.
É possível interferir no processo de desenvolvimento da aprendizagem do sujeito aprendiz, utilizando aprendizagens criativas, cuja meta básica seja o acesso do aprendiz ao conhecimento e a sua formação como sujeito crítico, criativo e autônomo, capaz de agir no seu meio e transformá-lo.
Desta forma, o Mediador de Aprendizagens, criará e utilizará de novas Aprendizagens, visando a um melhor desempenho em várias situações de vida do aprendiz, facilitando ou desobstruindo obstáculos, resgatando etapas defasadas do seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, evitando diversos prejuízos, favorecendo seu relacionamento interpessoal, ampliando horizontes, mostrando-lhe diferentes maneiras de aprender, levando-o a construir uma identidade autônoma, cooperativa, criativa, estimulando seu autocontrole, sua autoconfiança e auxiliando-o a compreender o mundo e a sua própria existência.
Este livro além de abordar como ensinar o Mediador de Aprendizagens a introduzir as aprendizagens criativas em espaços de aprendizagem, ele mostra soluções para as “não aprendizagens” no processo de ensino e aprendizagem do sujeito aprendiz e como o mediador de conhecimento poderá implementar as suas ações, sugerindo trinta aprendizagens criativas, significativas e prazerosas, incentivando os Mediadores de Aprendizagens a descobrirem, criarem e desenvolverem novas metodologias, visando o melhor desempenho do aprendiz em qualquer situação de vida.
Angela Cristina Munhoz Maluf é escritora, palestrante, mestra em Ciências da Educação, pedagoga e educadora física. É membro do Conselho Federal de Educadores e Pedagogos, docente de graduação e pós-graduação, especializada nas áreas de Educação Infantil, Educação Especial, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Saúde Mental e Educação de Jovens e Adultos.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!