A voz interior do coração: um convite para que o leitor busque o centro de seu ser

A voz interior do coração” é uma obra de Henri Nouwen, notável escritor na área da espiritualidade. Publicado pela Editora Vozes, esse livro reúne pequenos textos que fornecem imperativos espirituais para o dia a dia. Numa espécie de sugestão, indica-se no início, uma leitura pausada e não corrida, optando por uma leitura que perpasse um longo período. Outro detalhe é que não há necessidade de ler os textos na ordem em que aparecem, mas pode-se consultar o sumário e escolher as páginas que se quer ler naquele momento.

A questão da busca e da saciedade é abordada várias vezes ao longo dos textos. Nouwen conduz à compreensão e à experiência de que somente Deus pode nos saciar e nos completar, uma vez que as pessoas não podem nos saciar plenamente. No coração de cada ser humano encontra-se um desejo que anseia pela verdadeira liberdade e felicidade. Para encontra-las é necessário reivindicar e viver a própria identidade e deixar de querer agradar aos outros. Neste mesmo movimento encaixa o tema da reciprocidade, que permite ao outro ser ele mesmo, para assim ser capaz de se doar.

Nouwen utiliza uma linguagem simples e emprega termos próprios do cotidiano. Faz sempre referência à um lugar, no qual precisa-se criar raízes e viver nele, abandonando um lugar antigo, no qual não se cabe mais e no qual não há mais a presença de Deus. Este novo lugar aparece como um novo território, onde a pessoa pode sentir, pensar e agir de modo verdadeiro.

Há sempre, nos textos, um convite para que o leitor busque o centro de seu ser, na linguagem utilizada por Nouwen, que bebe da tradição bíblica, este centro é o próprio coração. Talvez, adverte o autor, tenha-se medo no início de adentrar e habitar esse lugar, mas é aí que mora o Amado, onde reside e acolhe cada pessoa. É no coração que a pessoa vive a verdadeira unidade, ao qual é chamada; é também aí que acontece a verdadeira conversão, quando se ouve a voz interior.

Por fim, o sumário apresenta vários textos, que abordam vários temas, mas todos convergem para a vida espiritual e o contato com Deus, bem como isso influi nas relações interpessoais e na relação consigo mesmo, com as escolhas e com o próprio corpo. Este novo lugar, que Nouwen aponta no livro, é o lugar do encontro (com Deus e consigo mesmo); é um lugar que guarda um tesouro, isto é, a verdade de cada pessoa, sua identidade, que deve ser descoberta e vivida, com liberdade, leveza e alegria, superando as dores e as frustações.

Leonardo Henrique Agostinho, MSC
Religioso da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração,

formado em Filosofia e estudante de Teologia, na PUC-SP.