A nossa fé

Por: Rudy Albino de Assunção

A nossa fé

O cardeal franciscano italiano Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia desde 1980, é bem conhecido entre nós. E agora a Editora Vozes nos presenteia com seu livro A nossa fé, originalmente publicado em 2016. O subtítulo não é menos importante, pois mostra que o objeto do livro, o Credo, é para ser meditado e vivido. Por isso mesmo o autor nos adverte que o seu livro “não quer ser um comentário doutrinal e catequético”, “mas, antes, uma meditação sobre o credo, sempre orientada para a vida e para a prática”, numa exposição que pretende unir teologia dogmática e teologia espiritual, dogma e vida (p. 16).

Cantalamessa parte do Credo niceno-constantinopolitano – niceno (325) no conteúdo, constantinopolitano (381) na forma – tirado do esquecimento pelo Concílio de Calcedônia (451).  Mas nosso autor tem um diferencial de tantos outros livros sobre o mesmo tema: em sua exposição ele segue o “caminho inverso” do habitual (Pai-Filho-Espírito Santo), inspirando-se em São Basílio Magno, o primeiro a escrever um tratado sobre o Espírito Santo. Cantalamessa mostra que o santo doutor fala de duas ordens de exposição do mistério divino: a da “saída das coisas de Deus”, que parte “do Pai, através do Filho, no Espírito Santo”; e uma outra, a do “retorno das criaturas para Deus”, que é a inversa: “no Espírito Santo, através do Filho, para Deus Pai” (p. 69). A sua obra se guia pela segunda ordem. Pois, para o cardeal, o Paráclito “não é situado no final do processo…, mas nos primórdios da salvação” (p. 14).

O leitor logo perceberá a tônica pneumatológica e carismática do livro, no sentido de uma redescoberta da atuação do Espírito para o conhecimento do Pai e do Filho e, consequentemente, também do seu agir no seio da Igreja, nos seus movimentos e em cada um de nós.

Por isso mesmo os quatro primeiros capítulos estão dedicados à natureza e a pessoa de cada um na Trindade e, em seguida, do quinto em diante, a tudo o que nos diz respeito, “por nós homens, e para a nossa salvação”. Isso explica outro critério expositivo estabelecido por ele:  a distinção entre aquilo que “Deus ‘é’” e aquilo que “Deus ‘faz’”, entre “crer em alguém” e “crer em alguma coisa” (p. 15).  Em termos gerais, ele começa com a metafísica e prossegue com a história, em relação e como desdobramento da primeira.

Cantalamessa parte precisamente dizendo que o Espírito Santo “não é um parente pobre na Trindade” (p. 35): é Senhor (= Deus), que “dá a vida” (= Criador) (pp. 22-31); procede do Pai e do Filho (embora o autor não concorde com a inserção do Filioque no Credo, assente  com a doutrina); mas tanto a geração do Filho como a espiração do Espírito são explicadas pela dinâmica do amor, numa perspectiva claramente agostiniana: “O Pai gera o Filho no Espírito Santo, isto é, amando-o; o Pai e o Filho sopram o Espírito Santo amando-se. O Espírito é o eterno movimento de amor entre os dois” (p. 34). Em síntese, a Terceira Pessoa “é eternamente o dom personificado” (p. 35).

O Espírito, o mesmo que outrora “falou pelos profetas” age tanto de forma vivificadora e criadora quando de forma carismática (p. 37), pois muda os corações e distribui dons particulares. Mas, acima de tudo, é precisamente o Espírito que dá o conhecimento do Filho (p. 46 e 48); ele guia a Igreja à verdade, tanto de maneira carismática, como em Pentecostes, quanto de maneira ordinária, como no diálogo, no conflito de teses visto no Concílio de Niceia (p. 47). Mas de que tipo é esse conhecimento? São dois, na verdade: o objetivo (o ser, o mistério e a pessoa do Filho) e o subjetivo (funcional, pessoal e interior). Há o Cristo “em si” e “para mim” (p. 48).

De qualquer modo, só podemos confessá-lo como “Senhor” no Espírito Santo (p. 55; cf. 1 Cor 12, 3). Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Filho preexistente, com duas naturezas e, ao mesmo tempo, Jesus histórico, concreto, real, como aparece nas páginas evangélicas. Mas isso não basta, porque é necessário para nós um “conhecimento espiritual de Cristo”, que advém da “experiência vivida do Espírito” (p. 53). Sem isso ele passa a ser um objeto de pesquisa morto. Daí nasce todo o movimento carismático, que Cantalamessa valoriza tanto, centrado precisamente no senhorio de Jesus Cristo. E nada mais ecumênico do que isso.

No que toca a Deus como “Pai todo-poderoso, “fonte e origem de tudo” (p. 69), Cantalamessa retoma com muita desenvoltura as discussões do séc. IV, mostrando que a disputa entre gregos e latinos estava apenas no modo de expressar o mistério: os gregos iam das pessoas divinas, da pluralidade (Trindade) para a unidade de natureza; já os latinos iam da unidade da natureza divina às Três pessoas. Para os latinos a unidade é “impessoal e pré-pessoal”; para os gregos “trata-se de uma unidade já personalizada” (p. 70). Cantalamessa considera ambos os modelos legítimos, mas prefere o grego, “no qual a unidade de Deus não é separável da Trindade de Deus”: “o Pai é a fonte, a origem absoluta do movimento de amor; o Filho não pode existir como Filho se, antes de tudo, não recebe do Pai tudo aquilo que ele é; o Pai é o único, também no âmbito da Trindade, absolutamente o único, que não precisa ser amado para poder amar. Ele não tem necessidade de existir para poder amar, mas precisa amar para poder amar”. Sinteticamente, o Pai é “eterno ato de amor” (p. 71).

Mas é o Espírito que nos faz conhecer a Deus como Pai de Jesus Cristo. Em João, p. ex., “a relação com o Pai é o núcleo incandescente da personalidade de Jesus” (p. 75). Ele é Filho e veio nos mostrar a Deus como Pai. E nesse momento entra uma pergunta fundamental que a apologética medieval – Santo Anselmo é o seu principal expoente – refletiu intensamente: por que Deus se fez homem? (Cur Deus homo). Os postulados, segundo o nosso autor, sempre foram a salvação do homem, a glória de Deus… Tudo isso é verdadeiro para ele, mas, acima de tudo, a “razão última da Encarnação” é a mesma da criação: Deus se encarna “não tanto para ter alguém fora de si que o amasse de maneira digna de si, mas para ter alguém para amar fora de si” (p. 123).

E para que isso acontecesse ele quis precisar de uma mãe: Maria. E isso fez com que sua maternidade fosse (e seja) tríplice: física (ela é verdadeiramente mãe, não só via ou hospedeira de Deus); metafísica (porque Maria gera Cristo na “unidade de sua pessoa”) e ainda, espiritual (pois ela concebeu Cristo na fé antes de gerá-lo e é também nossa mãe na fé). E foi nessa fé que, como mãe participou do sacrifício de seu filho.

O Filho de Deus, filho de Maria, julgado e crucificado, passa por uma dor física e moral sem igual. Lancinante, mas também humilhante. Contudo ele a encarou não como ato de bravura, mas com “inteligência lúcida, com sensibilidade não ofuscada, com vontade serena” (p. 155).  Aceitou beber o cálice de sua paixão. E do alto da cruz, atraindo todos a si, do seu peito jorram sangue e água. Mas o que isso significa? Cantalamessa reforça: “É seu Espírito que emana do seu coração” (p. 164). O Espírito mostra o Filho, o Filho doa o Espírito.

Mas se na cruz Cristo dá testemunho de sua caridade, é na sua ressurreição que está o testemunho de sua verdade. Nela suas palavras se confirmam. Ademais, a ressurreição é um evento histórico “particularíssimo”, pois “está no limite da história” (p. 170), reconhecida apenas a posteriori. E é na fé dos apóstolos que reside a sua principal prova: pois essa fé aceitou a provação (do martírio, p. ex.) e, mais do que tudo, não existia nem como expectativa antes da ressurreição (p. 171).

A Ressurreição é um mistério para nós. Ressuscitaremos no corpo, mas o autor lembra que deve haver uma permanente ressurreição do coração (p. 179), marcada por uma esperança viva, da qual Maria é o grande ícone. Sem uma adesão pessoal e permanente, os mistérios viram relatos apenas do passado.

Cristo ressuscitado sobe aos céus e, com a sua ascensão, inaugura uma presença escondida, cheia de esperança.  Essa esperança é mesma que olha para segunda vinda, não tanto ou apenas como fim do mundo, mas como a finalidade do mundo, “que não é o desaparecimento no nada, no congelamento cósmico, mas o encontro (parousia!)” (p. 196).

Essa é a razão pela qual o Juízo, para além de todo temor ou terror, é um chamado à responsabilidade, pois o nosso juiz será, antes, a nossa consciência (isso já no juízo particular), que Deus abrirá totalmente. E nossa purgação (purgatório), aparece assim como uma verdadeira autoacusação e um grande remorso (p. 199) diante da rejeição do amor de Deus.

O livro trata ligeiramente do Inferno, visto como morte eterna, fruto da recusa pertinaz do homem de relacionar-se com Deus e, também, sinal do respeito absoluto de Deus pela liberdade de seus filhos. E, curiosamente, um espaço significativo é dado ao teologúmeno do limbo, negando-o decididamente, segundo o autor, baseado na doutrina do batismo de desejo e, sobretudo, pela vontade divina universal de salvação (p. 204).

Os novissimi, entretando,nos exortam à vigília, não ao medo irracional; eles nos despertam, como pedia Paulo em Ef 5, 14, nos tirando da letargia, do sono e do torpor. Bem acordados, vivemos orientados para o céu (anagogia), dentre uma comunhão.

Nós somos convocados por Jesus a fazer parte de sua Igreja, que é: una, enquanto comunhão dos sacramentos e sociedade dos santos; santa, ainda que haja, nas palavras do autor, o “pecado da Igreja” (p. 226) – uma expressão que exigiria, creio, uma explicitação maior do seu significado em relação ao termo equivocado de “Igreja pecadora –, pois “não se pode separar a santidade formal da material (p. 227); católica, por sua universalidade externa (geográfica) e interna (conteúdo), que impede a existência de duas totalidades; apostólica, pois fundada sobre os apóstolos (sentido passivo) e  enviada, missionária (sentido ativo). Enviada para quê?

Para batizar. Mas o Credo falará de um só Batismo. Do primeiro sacramento o autor ressalta o seu caráter “vinculante”, quando “se seu fruto permanece vinculante, mas não usufruído” (p. 257), como obra realizada por Deus (opus operatum) e como obra a ser realizada também pelo homem cooperando com Deus (opus operantes). Aqui é que entra o “batismo no Espírito”, expressão usada nos movimentos de renovação carismática (objeto de grande discussão e de um tratamento adequado no Documento de Malines), uma verdadeira passagem de uma fé intelectual para o fato da experiência (p. 256), um usufruto do que nos foi dado no Batismo em termos de carismas. O que significa, para o cardeal, que a experiência de Pentecostes permite os sacramentos, mas esses conduzem sempre à renovação da experiência pentecostal, que a qual tudo fica sem efeito na vida.

Por fim, Cantalamessa mostra que o Credo, tratando da parusia e da ressurreição da carne, nos leva do crer ao esperar. Nosso futuro não está só na prole, na fama ou na sociedade ideal preconizada pelo materialismo marxista. Menos ainda na reencarnação que, no fim das contas, é punição e não objeto de esperança.

A morte é, para os cristãos, “passagem para aquilo que não passa” e, por isso, é a seu modo “pascal”. Jesus morre “para que o sofrimento e a morte dos seres humanos sejam habitados pelo amor” (p. 271) ou, num termo ousado do autor, “não (…) tanto para expiar, mas para depositar no núcleo central da morte a semente de seu amor” (p. 271). Por isso dela brota a nossa ressurreição; o nosso corpo é lançado na terra como semente, somos devolvido ao seio da terra para sermos paridos para uma vida nova e definitiva.

O dado ressaltado pelo nosso autor é que a nossa ressurreição está para além do campo da experiência: está no da fé. Mas cremos nela porque cremos na onipotência de Deus e, também, constatamos a insuficiência da justiça e da retribuição terrena, que geram injustiça.

Entretanto, todas essas coisas não são eventos de um amanhã que nem está em nosso horizonte; o mundo que há de vir não é algo longínquo: a “presença da eternidade no tempo se chama Espírito Santo” (p. 282). Redescobrir o Espírito é experimentar a escatologia antecipada, no hoje, no aqui e agora. Ou seja, tudo o que o Credo nos ensina e inspira é um convite, uma moção à santidade, a uma vida no Espírito, para um dia chegarmos aos oceanos da alegria que vem de Deus, que é Ele.

Por isso mesmo a experiência de leitura desse livro breve, mas denso; cheio de temas complexos, mas didático; profundamente teológico, mas inspiradoramente espiritual, é um mergulho, um “batismo” no “Credo do Espírito Santo”, que me leva, que leva cada um de nós, a crer e a esperar no Amor.

Adquira já


Rudy Albino de Assunção é Doutor em Sociologia Política (UFSC) com Pós-doutorado em Teologia (PUC-RJ). Autor de diversos livros e artigos, particularmente sobre J. Ratzinger-Bento XVI. É tradutor e professor na Universidade Internacional de La Rioja (Logroño, Espanha).