5 livros para conhecer a história de São Francisco de Assis

Dia 04 de outubro é um dia muito especial para os religiosos e, principalmente, para os Franciscanos. É o dia de São Francisco de Assis!

Muitos não sabem, mas Francisco, desde o primeiro ano de sua vida, foi criado imoderadamente pelos pais, segundo a vaidade do mundo, e imitou durante muito tempo a mísera vida e costumes deles; tornou-se ele próprio ainda mais frívolo e imoderado. Mas após muitos acontecimentos difíceis em sua vida e Deus ter tocado seu coração, decidiu dedicar sua vida à Cristo e a ajudar os pobres.

Em cada período da história, nos diferentes movimentos de época, mesmo nas situações cruciais da vida humana, escritores famosos e pessoas simples procuraram reler e reinterpretar a vida deste “homem de Deus”, o seu pensamento e sua espiritualidade, a sua visão de mundo e compreensão da vida.

Por sua simplicidade e dedicação aos pobres, São Francisco de Assis serviu de inspiração ao atual papa na hora de escolher o nome para seu pontificado. O Papa Francisco, que procura iluminar o seu pontificado no profetismo de São Francisco de Assis, convida-nos a buscar novas “saídas” aos grandes desafios da pós-modernidade, sobretudo na forma de nos relacionarmos com Deus, com os irmãos e com a inteira Criação.

Quer saber mais sobre este santo amado por tantas pessoas? Então confira abaixo a seleção de livros que fizemos sobre a vida, escritos e histórias de São Francisco de Assis.

Especialmente para esta ocasião, criamos um cupom de desconto para ser utilizado em nossa loja online. Utilize o cupom: SAOFRANCISCO2023 e garanta 30% de desconto em todos os livros da Editora Vozes e frete grátis nas compras a partir de R$ 150,00.

Acesse www.livrariavozes.com.br e aproveite!

*Desconto válido até o dia 31 de outubro de 2023. Enquanto durar o estoque. Condições válidas apenas para entrega via PAC.

Vida de São Francisco de Assis

Tomás de Celano dedicou-se com seriedade à incumbência de escrever a biografia de São Francisco. Tomás conhecera Francisco pessoalmente, foi recebido na Ordem por ele. Mas recorreu também ao testemunho de outros que conviveram mais longamente com Francisco, os quais ele qualifica como “testemunhas fiéis e comprovadas”. Os destinatários da biografia não eram os frades, mas os fiéis em geral. Era necessário naquele momento histórico, povoado de heresias, de contestação, de negligência eclesiástica e de maus costumes do clero, apresentar um Francisco que soube ser modelo de fidelidade ao Evangelho e à Igreja.

Adquira já


Francisco de Assis - História, contos e lendas

Esta obra tem como foco mostrar através de passagens pouco conhecidas pelos devotos de São Francisco de Assis, fiéis da Igreja Católica e curiosos da vida de Francisco, detalhes de sua vida que mostram suas forças, fraquezas e batalhas internas que o levaram à santidade. Essa riqueza de detalhes e ações de Francisco é algo que encanta todos aqueles que, de alguma maneira, o conhecem e o seguem, servindo de inspiração e esperança em dias tão turbulentos como os que vivemos.

Adquira já


Viver no espírito de Francisco de Assis

O que é compaixão e como ela emerge no coração humano? O que leva alguém à compaixão? Podemos aprender a compaixão como um modo de vida? Podemos deixar de lado nossos medos para amar mais profundamente? A compaixão nos guia pela vida de Francisco, traçando seu crescimento desde um jovem egoísta e materialista até o santo humilde e amado por milhões. Com este livro como guia, você pode fazer coisas simples todos os dias para descobrir uma vida mais compassiva, aberta, destemida e amorosa – assim como São Francisco fez.

Adquira já


Fioretti de São Francisco de Assis

Esta obra é uma celebração da humanidade e do poder transformador do amor incondicional. Com uma prosa envolvente, Os Fioretti de São Francisco nos recordam da importância de nossas ações e da capacidade que temos de impactar positivamente o mundo ao nosso redor. Ao ler esta obra, descubra os ensinamentos valiosos por meio de narrativas que retratam a busca por uma vida benevolente e conheça as singelas histórias de São Francisco e seus confrades que abraçaram seu caminho de pobreza e fraternidade.

Adquira já


Fontes franciscanas e clarianas

Fontes Franciscanas e Clarianas reúne tudo aquilo que São Francisco escreveu ou mandou escrever. A facilidade de se fazer uma coletânea do gênero ainda no século XIII deve-se ao fato de o próprio Francisco ter incentivado os destinatários de seus escritos a fazerem cópias, a guardá-los na memória e a colocá-los em prática. Assim, grande é o número dos manuscritos que trazem coletâneas, umas mais, outras menos completas, dos escritos do santo. Após uma revisão em 2003, foram acrescentadas outras obras ao conjunto das fontes, incluindo os escritos e biografias de Santa Clara. Esta edição das Fontes Franciscanas e Clarianas traz um novo projeto gráfico, mas o conteúdo continua o mesmo da edição anterior.

Adquira já