10 lições sobre Gramsci

Por: Cezar Luiz De Mari

10 lições sobre Gramsci
10 lições sobre Gramsci

É com grande satisfação que apresentamos ao leitor o livro 10 Lições sobre Gramsci. Nesta obra são abordados temas tais como, dados biográficos e da obra; hegemonia, o equilíbrio entre o consenso e a coerção; filósofo e filosofia: por uma concepção de mundo integrada; intelectuais e a formação da cultura; ideologia; tradutibilidade: conceito revolucionário; jornalismo e cultura; sociedade civil e sociedade política: o estado integral; ética: da necessidade à liberdade; atualidade do pensamento gramsciano. A obra se ocupa de apresentar uma introdução bastante rica do pensador sardo articulando as temáticas com questões atuais.

Os textos de Gramsci apresentam uma rara característica filosófica que ajudaram na sua disseminação e fama: unem rigorosidade, filologia, erudição e linguagem acessível aos diversos públicos. Seus textos podem ser lidos por professores universitários e trabalhadores do chão de fábrica. Essa habilidade de comunicação sempre preocupou seus adversários políticos, acompanhada por sentimentos de admiração e respeito.

Estudar o pensamento de Antônio Gramsci é uma tarefa difícil, exige dedicação, fazer relações com sua biografia e a história vivida na Itália do seu tempo, com os problemas atuais, por meio da “filologia vivente” e da tradutibilidade linguística, filosófica e conceitual, buscando articular os conceitos trazidos por meio do diálogo entre os escritos políticos pré-carcerários, as Cartas e os Cadernos do cárcere.

A filosofia marxista nos ensina que toda obra humana se origina em um período sócio-histórico-cultural propício. Este livro didático-filosófico sobre Antonio Gramsci não é uma exceção. Foi escrito em um momento histórico do Brasil caracterizado pela perseguição ideológica promovida pela extrema direita contra todas as expressões políticas e filosóficas críticas. É uma contribuição de resistência e defesa à liberdade de expressão em tempos de fake news e desinformação. É ainda uma homenagem a um dos maiores pensadores do século XX, dedicado e solidário aos grupos subalternos. Sua genialidade continua a inspirar a todos aqueles que buscam compreender e intervir na realidade em função das diversas formas de vida e de justiça.

O lançamento será realizado em live e contará com a presença do autor Cezar Luiz De Mari – DPE/UFV; Douglas Ferrari – UFES (convidado) e Arthur Meucci – DPE/UFV (convidado).

Dia: 19/06/2023 (segunda-feira)

Horário: 19h30

Link de transmissão: youtube.com/editoravozes

Adquira já


Cezar Luiz De Mari (Ph.D.) é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atua como pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação na área de políticas de educação superior, é membro da International Gramsci Society – IGS/Brasil, da RED Latinoamericana para el Cambio Social e da Cátedra Paulo Freire de Viçosa. É autor e organizador de livros, ensaios e artigos, com destaque para: Educação e formação humana: múltiplos olhares sobre a práxis (2012), Diálogos interdisciplinares: questões sobre a práxis universitária (2014) e Da escola básica à universidade: trabalho docente e educação sob pressão (2021).




amor autoconhecimento byungchulhan cgjung contemplação Deus deuses economia editoravozes educadores educação educaçãoepedagogia espiritualidade filosofia franciscanismo história jogos jung junguianos lançamentoliterario lançamentos leitura ler liberdade literatura livraria livrariavozes livro livros meditação mitos mística pedagogia política psicologia psicoterapia religião sentidodavida sociedade sociedadedocansaço sociologia teologia teologiasistemática thomasmerton