ESG: O Presente e o Futuro das Empresas

Por: Ricardo Ribeiro Alves

ESG: O Presente e o Futuro das Empresas
ESG: O Presente e o Futuro das Empresas

Os avanços na área de Astronomia permitiram à ciência explorar diversos cantos da Via Láctea e até mesmo fora dela, principalmente por meio de telescópios espaciais como o Hubble e o James Webb. Mas, se esses instrumentos permitiram observar galáxias, processos de formação de estrelas e planetas distantes, ao mesmo tempo, deixaram evidente a dificuldade inicial de se colonizar qualquer um desses corpos celestes.

Alguns empecilhos são a grande distância deles, bem como a composição de sua atmosfera, por exemplo. Embora as observações e os estudos apontem para a esperança de um dia encontrar um planeta com condições de habitabilidade humana semelhantes à da Terra, no momento não existe um planeta “B”, não temos um lugar alternativo para viver como humanidade.

O “planeta azul”, morada dos seres humanos, animais e plantas ainda é o único disponível para a vida da forma como se conhece. Por isso, mais do que nunca, é necessário cuidar dele como a única forma de garantir a sobrevivência dos seres vivos. E, adicionalmente, exemplo da Fábula de Esopo da “galinha dos ovos de ouro”, é também a única maneira de se obter os recursos e riquezas necessárias para a evolução da sociedade humana.

Na década de 1980, o banimento da produção e uso dos gases CFC foi discutido arduamente e finalmente tornou-se realidade com o Protocolo de Montreal. Estudiosos do mundo todo se empenharam em busca de uma saída e encontraram alternativas de menor impacto ambiental. Esta é apenas uma das provas de que é possível mudar a rota da história quando a humanidade se une por um objetivo comum.

Infelizmente, os problemas relacionados às questões ambientais se intensificaram nas últimas décadas e fizeram emergir, também, problemas sociais. Dessa vez, porém, o esforço coletivo para mudar essa situação é quase imperceptível. Estes dilemas do mundo moderno são, muitas vezes, jogados para debaixo do tapete, como se tivéssemos tempo para lidar com eles em algum momento do futuro.

Cobrar das empresas, pequenas ou grandes, um compromisso realmente efetivo com as questões ambientais e sociais, por meio de políticas bem definidas de ESG, sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, é um dos movimentos que precisamos reforçar. Ao mesmo tempo, também devemos reavaliar nossas próprias atitudes e encontrar meios para contribuir com mudanças positivas no mundo. Lembre-se: o único planeta que temos para existir é esse, então porque não cuidar mais dele e das pessoas que vivem aqui?

É neste sentido que o professor Ricardo Ribeiro Alves lança o livro ESG: O Presente e o Futuro das Empresas.

Na obra, o especialista defende que o cenário calamitoso de mudanças climáticas ainda pode ser revertido ou pelo menos minimizado se as empresas se comprometerem com práticas efetivas de ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social, and Governance”, em português “Ambiental, Social e Governança”. O termo refere-se às iniciativas adotadas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa no que tange às questões ambientais.

O livro resgata as origens do conceito de ESG e explica como e porque ele ganhou destaque na agenda empresarial, tornando-se pilar indispensável para a prosperidade dos negócios que visam o crescimento saudável. “A busca pelas melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade é hoje parte essencial da estratégia financeira das empresas”, avalia.

Além de oferecer embasamento aprofundado sobre o assunto, o livro tem como diferencial a exposição de exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG. O protótipo de uma garrafa de papel, desenvolvido em parceria com a Coca-Cola, o programa de estágio exclusivo para pessoas pretas, promovido pela Ambev, e a adoção de programas de compliance por inúmeras empresas são alguns dos diversos cases explorados.

ESG: O Presente e o Futuro das Empresas conta, ainda, com exercícios e ferramentas de mapeamento adaptáveis para empreendimentos de todos os portes. Estes recursos são primordiais para acompanhar a efetividade das ações propostas e garantir que elas não fiquem apenas no discurso. Com os ensinamentos de Ricardo Ribeiro Alves, será possível solidificar uma cultura corporativa focada na melhoria contínua dos quesitos ambientais, sociais e de governança, da microempresa à multinacional.

Adquira já


Ricardo Ribeiro Alves é administrador, mestre e doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pós-doutorado em Marketing Ambiental pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Rio Grande do Sul. Atua na área de sustentabilidade empresarial com foco em pesquisas relacionadas a marketing ambiental, consumo consciente, ESG, logística reversa, marcas e selos verdes, certificação de gestão ambiental, certificação florestal, mercado verde, comportamento do consumidor, gestão de pessoas, estratégia e vantagem competitiva para produtos ambientalmente responsáveis. Obteve o 1º lugar nacional do Prêmio “Belmiro Siqueira” (modalidade Artigo Profissional), do Conselho Federal de Administração (CFA), com o artigo intitulado “A gestão ambiental na formação do administrador”. Autor de diversos livros, publicados em editoras como Vozes, Elsevier, Grupo Gen-Atlas, Manole e UFV.



amor autoconhecimento byungchulhan cgjung contemplação Deus deuses economia editoravozes educadores educação educaçãoepedagogia espiritualidade filosofia franciscanismo história jogos jung junguianos lançamentoliterario lançamentos leitura ler liberdade literatura livraria livrariavozes livro livros meditação mitos mística pedagogia política psicologia psicoterapia religião sentidodavida sociedade sociedadedocansaço sociologia teologia teologiasistemática thomasmerton