Saberes das lutas do movimento negro educador

Por: Nilma Lino Gomes

Saberes das lutas do movimento negro educador_
Saberes das lutas do movimento negro educador

Saberes das lutas do movimento negro educador apresenta diálogos intergeracionais e interinstitucionais entre teoria, prática social e política. São análises construídas por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com o combate ao racismo e que acreditam que uma sociedade e uma ciência democráticas só serão possíveis se nos empenharmos na emancipação social e racial.

O livro é fruto de uma live realizada em tempos de pandemia na qual 5 pesquisadoras e 1 pesquisador, todos muito jovens, e duas professoras da universidade pública se reuniram para discutir, reler e reinterpretar o livro “O movimento negro educador”, escrito por mim e lançado pela Editora Vozes em 2017.

Desse debate tão profícuo surgiu uma possibilidade única: a partir da releitura dos saberes construídos pelo movimento negro brasileiro nas lutas por emancipação, as pesquisadoras e o pesquisador aceitaram o convite da autora do livro e realizaram uma densa reflexão e elaboração teórica.

Elaboraram outros saberes também construídos a partir das lutas do movimento negro, os quais são vivenciados e percebidos por cada uma e cada um nas suas práticas políticas de ativistas como pessoas negras, negros, brancos e LGBTQUIA+. São os saberes em disputa, afetivos, interseccionais, políticos e pedagógicos construídos nos confrontos epistêmicos, travados nos processos político-pedagógico-afetivos vividos por negros e brancos no contexto histórico e político da implementação das ações afirmativas em nossa sociedade.

O prefácio é assinado pela jovem intelectual Winnie Bueno, um presente para o leitor e a leitora juntamente com o conjunto de artigos da obra.

Adquira já


Nilma Lino Gomes é professora de graduação e pós-graduação da FaE/UFMG, integrante do Programa Ações Afirmativas na UFMG e bolsista do CNPq. Possui mestrado em Educação pela FAE/UFMG, doutorado em Antropologia Social/USP e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2017). Foi reitora pro-tempore da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab, 2013-1014), ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos da Presidenta Dilma Rousseff (2015-2016). É autora de diversas obras na área educacional, com ênfase nas relações étnico–raciais, de gênero e educação, formação de professores para a diversidade e Movimento Negro e saberes.