Produção textual, literatura e leitura

Por: Paulo Ricardo Moura da Silva

 

Conforme proposto por Paulo Freire, a vocação ontológica de todo ser humano é Ser Mais. Como seres inacabados e conscientes do inacabamento, nós somos vocacionados a construir nossa existência no mundo social em um processo permanente de busca, que potencializa nossos modos de ser e viver. Contudo, as desumanizações, as quais estamos socialmente submetidos, desviam-nos das possibilidades de Ser Mais. Nesses termos, a literatura é uma alternativa potente para resistirmos e insistirmos na nossa vocação de Ser Mais. Por isso, conforme adverte Antônio Cândido, ela é um direito fundamental a ser garantido.

É principalmente nas escolas de Educação Básica que podemos oportunizar que todos/as possam não apenas ter acesso às obras literárias, mas, sobretudo, participar de práticas sociais de leitura e escrita literária, de maneira a inserir-se no universo literário e, ao mesmo tempo, incorporar a literatura à vida cotidiana. O letramento literário no âmbito escolar é indispensável para uma formação que objetive ultrapassar os limites da mera instrução para se constituir como educação, em seu sentido mais pleno. 

Entretanto, estar no chão da escola para concretizar esse projeto diariamente é um grande desafio, sobretudo se considerarmos as condições de trabalho docente. Se pesa sobre os ombros dos/as professores/as as demandas de letrar literariamente os/as estudantes, segundo as complexidades do mundo contemporâneo, há, ainda, o vendaval de críticas negativas pelos resultados insatisfatórios, que, não raro, deposita equivocadamente toda a responsabilidade sobre o indivíduo-professor.

Diferentemente desse posicionamento acusatório, com o livro Produção textual, literatura e leitura: mais de 50 propostas para a sala de aula, queremos estar juntos com os/as professores/as na construção de uma escola mais literária. Trata-se de um material de apoio pedagógico que, sem ser um livro de receitas prontas e acabadas para serem apenas reproduzidas, busca oferecer reflexões e sugestões para práticas pedagógicas de leitura e produção textual no âmbito do letramento literário. As ideias propostas no livro, em podendo ser aplicadas no estudo de qualquer obra literária, requer que o/a professor/a exerça sua autonomia profissional para contextualizá-las em suas turmas. 

Produção textual, literatura e leitura é uma obra dividida em duas partes: (i) A Palavra Pensada, e (ii) A Palavra Criada. Na primeira parte, apresentamos, sobretudo, um conjunto de reflexões críticas sobre a leitura literária, o letramento literário na escola e a produção textual em práticas pedagógicas voltadas para a literatura. A partir de uma integração entre teoria e prática, buscamos discutir as bases fundamentais que orientam as propostas que constituem a segunda parte da obra, principalmente a partir do pensamento de Bakhtin.

Vale ressaltar que, nesta primeira parte, já encontramos algumas sugestões práticas, tanto para a leitura literária, como para a produção textual em sala de aula, que podem servir de referência para que os/as professores/as possam (re)pensar o processo de ensino-aprendizagem que objetiva o letramento literário dos/as estudantes.

Na segunda parte, intitulada “A palavra criada”, temos mais de 50 propostas de produção textual para serem realizadas de modo integrado ao processo de formação de leitores literários, uma vez que compreendemos a produção textual como uma forma responsiva do leitor para interagir com a obra literária, por meio da construção e compartilhamento de sentidos. Organizamos as propostas a partir de diferentes posições que os/as estudantes devem assumir na produção, tais como estudante, autor, personagem fictício, crítico literário, membro de equipe editorial, jornalista/publicitário e agente político. Dessa maneira, ampliamos as possibilidades de produção textual no âmbito do letramento literário escolar para além da escrita criativa de textos literários e de gêneros de recepção das obras literárias.

Produção textual, literatura e leitura é um convite para professores, futuros professores e mediadores de leitura literária que desejam parcerias para transformar a sua atuação profissional, porque acreditam firmemente que é indispensável agirmos na direção da construção de uma sociedade que nos possibilite sermos mais.

 

 

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Em agosto, vamos promover o curso online "Formação de leitores literários e realidade escolar", com o autor do livro. O curso busca indicar aspectos fundamentais para orientar, em termos práticos, a formação de leitores literários na direção de uma Educação Transformadora, que não se deixa seduzir por idealismos fantasiosos, mas que trabalha com a potência do possível.