Lançamentos – 26.10

Nos lançamentos da semana, novos títulos de História e Teologia Sistemática:

A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média

Autor: Jacques Le Goff

R$ 30,00

O autor oferece com uma prosa ágil um verdadeiro tratado sobre a usura na Idade Média, demonstrando sob uma nova perspectiva a ligação entre os campos da economia e da religião, verdadeiros pilares sobre os quais se apoiavam as estruturas da época. O usurário, tão odiado quanto essencial, está associado a um dos sete pecados capitais: a ganância. Mesmo dormindo, seu dinheiro o torna mais rico, manifestando-se como um ladrão do tempo. Ele está irremediavelmente condenado ao inferno. No entanto, às vésperas da ascensão dos grandes movimentos econômicos do capitalismo moderno, a teologia medieval salva o usurário do inferno e inventa para ele uma morada um pouco menos fatal: o purgatório. Dessa forma, ele alcança seu duplo objetivo: manter a bolsa sem perder a vida eterna.

Sobre o autor:

Jacques Le Goff, reconhecido mundialmente como um dos maiores historiadores atuais, especialista em História Europeia e Idade Média, herdeiro da Escola dos Anais, foi diretor-honorário na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris. É autor de mais de vinte obras historiográficas; dentre elas, tem publicado pela Editora Vozes: As raízes medievais da Europa (2006), Heróis e maravilhas da Idade Média (2010), Para uma outra Idade Média (2013), A civilização do Ocidente Medieval (2016) e O nascimento do purgatório (2017).

O método ver-julgar-agir: da Ação Católica à Teologia da Libertação

Autor: Agenor Brighenti

R$ 75,00

Quase cem anos depois de sua criação, o que era uma tarefa pendente, este livro apresenta uma abordagem sistemática do método ver-julgar-agir. O texto está estruturado em duas unidades, com quatro capítulos em cada uma delas. A Unidade I faz uma caracterização de cada momento do método no pensamento e na obra de J. Cardijn, seu criador. A Unidade II mostra a recepção do método da Ação Católica no magistério da Igreja, na ação pastoral e, finalmente, na reflexão teológica, pela Teologia da Libertação. A singularidade da obra está na abordagem da trilogia, a partir de mais de quatrocentos escritos de seu criador zelosamente guardados, parte nos arquivos de J. Cardijn na Universidade de Lovaina e parte nos arquivos da Juventude Operária Católica (JOC) em Bruxelas.

Sobre o autor:

Presbítero da Diocese de Tubarão, SC, doutor em Teologia na Universidade Católica de Lovaina/ Bélgica. Foi professor-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo (1992), da CNBB em Aparecida (2007) e do Sínodo da Amazônia em Roma (2019). É membro da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do Celam, da Comissão Teológica do Sínodo dos Bispos (2021-2023) e professor do Centro Bíblico-Teológico-Pastoral para a América Latina do Celam em Bogotá. Autor de duas dezenas de livros e de duas centenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.