Lançamentos – 20.01

Os catálogos de Teologia Bíblica e Espiritualidade e Mística ganharam novos títulos. Confira:

A chegada de um Deus selvagem

Autor: Jaime Tatay

168 páginas

Deus chega de improviso. E quando aparece, mexe com certezas e inercias. Como esse lobo selvagem que, introduzido em um novo habitat, o transforma. Imagens como esta permitem a Jaime Tatay oferecer um percurso sugestivo, profundo e agradável pelos elementos centrais da fé cristã. Agrupados em seis grandes blocos (Deus, Jesus, Seguimento, Comunidade, Dificuldades e Discernimento), cada um dos olhares que formam este livro combina a perspectiva da fé e o frescor de quem se move com familiaridade no mundo contemporâneo – com inúmeras citações literárias, cinematográficas e referencias a atualidade. Uma proposta que permite olhar a realidade com os olhos da fé e compreender a fé como profundamente enraizada nas vivencias cotidianas dos homens e das mulheres de hoje.

Sobre o autor:

Jaime Tatay (Valência, 1976) é jesuíta, engenheiro florestal e doutor em Teologia. Atualmente dirige a revista Razón y Fe e é professor da Pontifícia Universidade Comillas Icai-Icade. Autor de numerosos artigos e do livro Cuidar de la Tierra, cuidar de los pobres, publicado na Espanha pela Editora Sal Terrae.

Jesus – A enciclopédia

Sob direção de Joseph Doré

Vários autores

840 páginas

O cristianismo tem em Jesus a figura emblemática de seu fundador, e, por mais que se discuta qual é o seu papel na origem do cristianismo, torna-se inegável a sua influência, sobretudo a dos evangelhos, na constituição grupal dos cristãos. Também é certo que os evangelhos não são textos históricos, por mais que tenham elementos históricos. Então, o que é possível afirmar sobre Jesus? Esta não é uma pergunta que se limita à cristologia ou à teologia cristã, mas faz do homem de Nazaré um objeto da história, seja ela em âmbito da história geral, seja a história da Palestina da época de Jesus. Para a reconstrução dos textos bíblicos a obra Jesus – A enciclopédia faz uso de dois importantes instrumentos: a história e a exegese. Eles possibilitam um melhor e mais acertado entendimento dos textos bíblicos e, consequentemente, de sua interpretação. Justamente a história e a exegese possibilitam que esta obra dialogue com os vários textos de teologia espalhados pelo Brasil, sejam eles de graduação, sejam eles de pós. Estes podem contar com textos de autores já conhecidos do público brasileiro como Marie- Françoise Baslez, Christoph Theobald e Daniel Marguerat, entre outros. Ao leitor não acadêmico ou de outras áreas, que não a teologia, esta obra, que conta com dezenas de autores, mostra-se um itinerário que percorre os textos bíblicos ou as situações vividas pelo cristianismo, de modo a oferecer leituras e perspectivas. Figuram entre os autores nomes conhecidos como André Comte-Sponville e Edgar Morin.