Lançamentos – 09.11
O catálogo de Educação e Pedagogia ganha novos títulos essa semana. Confira:
Didática e fazeres-saberes pedagógicos: Diálogos, insurgências e políticas
Organizadoras: Vera Maria Candau, Giseli Barreto da Cruz e Claudia Fernandes
296 páginas
R$ 55,00
Este livro reúne textos de autores que ocupam posição chave no pensamento educacional brasileiro, com particular contribuição a Didática e suas conexões com as áreas de Currículo e Formação de Professores. Em torno do tema DIDATICA E FAZERES-SABERES PEDAGOGICOS: diálogos, insurgências e politicas, suas falas, tecidas no seio de uma consistente trajetória de estudos e pesquisas no campo, cumprem uma dupla finalidade: celebrar a vigésima edição do Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino, amplamente conhecido como Endipe, do qual boa parte teve a chance de coordenar uma das edições; e oferecer uma reflexão critica sobre o ensino e a pesquisa na área.
Da promessa de futuro a suspensão do presente
Autora: Dalila Andrade Oliveira
128 páginas
R$ 29,00
Esta obra tem como foco o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Ocde), na orientação das politicas de educação no Brasil. Os princípios epistêmicos e os objetos ontológicos do Pisa tem presença no contexto global para comparar os sistemas educacionais nacionais em conhecimento, habilidades e bem-estar, presumidos como padrões que os estudantes precisarão para sua futura competência global. As avaliações estão vinculadas a modelos sistêmicos de melhoria educacional que se baseia em antecipar as habilidades para uma good life: prosperidade econômica, felicidade individual e igualdade social. Neste livro a autora torna visível como a profecia do Pisa sobre o futuro previsto e um fantasmagrama, um projeto paradoxal de intervenções sociais e culturais do imaginário utópico, construído sobre suas próprias impossibilidades.
Sobre a autora:
Dalila Andrade Oliveira é professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. Bacharel em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005), na Université de Montréal, Canadá (2005-2006) e esteve como Fellow
Visiting no Instituto de Educação da Universidade de Londres – IOE (2014-2015). Esteve como professora-visitante em diferentes universidades estrangeiras. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho “Educación, Politica y Movimientos Sociales” (2006-2009) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) (2012-2014). Presidente (2009/2013) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da International Research Networks (Irns/Wera) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Coordenadora da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (Lasa) entre 2016 e 2018. Autora e coautora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em políticas públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Pesquisadora PQ 1A do CNPq e atualmente coordenadora do CA-Ed/CNPq.
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