Live de lançamento: A ressurreição como antecipação messiânica
No livro A ressurreição como antecipação messiânica: luto, memória e esperança a partir dos sobreviventes, o autor Carlos Mendoza-Álvarez propõe um rico diálogo entre a teologia cristã e a conjuntura global vivida atualmente. Este será também o tema da live de lançamento da obra, que será realizada no dia 10 de novembro, terça-feira, às 19h, com transmissão ao vivo através do canal da Vozes: youtube.com/editoravozes, com a presença do autor.
Além dele, o mediador Welder Marchini, editor teológico da Editora Vozes, receberá os convidados: Cleusa Caldeira, pastora presbiteriana, da FAJE e CNNC, Agenor Brighenti, da PUC-PR e Cesar Kuzma, da PUC-Rio e Presidente da SOTER.
Sobre o livro:
Qual a significância do ressuscitado para a sociedade atual? Assumindo a ressurreição de Jesus como parâmetro, Mendoza entende que toda ressurreição resulta na insurreição de uma situação análoga à morte. Assim, a ressurreição de Jesus se perpetua e ressoa na ressurreição daqueles que ainda hoje são vítimas da morte.
Junto com o Galileu podemos afirmar que todos os crucificados da história levam em suas chagas a possibilidade da redenção desde que nós, como seus sobreviventes, não os esqueçamos na busca da justiça, da verdade e da reconciliação. Traduzido aos tempos da vida precária de nossa época de colapso planetário, significa que as pessoas crucificadas em seus corpos e territórios, tanto as de ontem quanto as de hoje, seguem vivas na memória de seus sobreviventes, mas também na reconstrução do tecido comunitário que nós hoje possamos “tomar sob o nosso cuidado”, como dizia Jon Sobrino.
Finalmente, em meio dessas experiências do “aquém” da história de dominação e morte, crer na ressurreição dos mortos será confessar, por palavra e obra, que as vítimas aniquiladas vivem na memória do Deus da vida. Porque a Sabedoria divina seguirá inspirando as pessoas justas de todos os tempos a insurgir-se contra a injustiça e a violência, para ressurgir com dignidade e esperança, dando, desse modo, fecundidade às sementes de redenção que essas vítimas aniquiladas foram capazes de semear na história. Crer na ressurreição será, em suma, uma insurreição de vida nova, praticada com dignidade, resiliência e esperança pelas pessoas e comunidades sobreviventes de hoje.
Serviço:
Lançamento
A ressurreição como antecipação messiânica: luto, memória e esperança a partir dos sobreviventes.
Data: 10 de novembro, terça-feira
Horário: 19h
Transmissão através do canal da Editora Vozes no YouTube: youtube.com/editoravozes
Com a presença do autor Carlos Mendoza-Álvarez e os convidados, Cesar Kuzma, Cleusa Caldeira e Agenor Brighenti.
Mediação: Welder Marchini, editor teológico da Editora Vozes.
Compartilhe nas redes sociais!
Comentários
Seja você a fazer o primeiro comentário!